A Grande Medalha de Ouro no concurso os “Melhores Vinhos Verdes 2023” foi entregue ao vinho “Quinta D’Amares Alvarinho 2022”. A entrega de prémios decorreu esta sexta-feira, na Alfândega do Porto, e premiou 88 vinhos da região dos vinhos verdes.
O concurso promovido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) realiza-se há mais de 30 anos e é já uma tradição. Este ano foram distinguidos 88 vinhos da Região dos Vinhos Verdes em 14 categorias distintas. O vinho “Quinta D’Amares Alvarinho 2022” venceu a Grande Medalha de Ouro.
A cerimónia da entrega de prémios realizou-se ao final da tarde de sexta-feira, na Alfândega do Porto, e as distinções poderão trazer um maior destaque para os produtores. “Penso que é muito positivo, é uma boa forma de os produtores se distinguirem. Poderão ter uma diferenciação na prateleira, no rótulo e na carta”, explica, ao JN, Dora Simões, presidente da CVRVV.
A edição deste ano registou um recorde de inscrições, contabilizando cerca de 300 amostras, o que representa um aumento de 35% face ao ano anterior. As inscrições de colheitas antigas e da categoria Alvarinho têm vindo a crescer. “É muito gratificante registarmos um recorde de participações que legitima, ano após ano, a importância deste concurso para a nossa região que trabalha conjuntamente para afirmar a qualidade”, destaca a presidente da CVRVV.
Das 294 amostras, o júri destacou 15 prémios de ouro, 17 de prata e 55 de […]