No âmbito das atividades do Clube Ciência Viva, “seMENTES de Ciência” da Escola Básica de Vilarinho do Bairro, Anadia, decorreu já a 1ª acção formativa, fruto do protocolo de cooperação assinado, recentemente, pela Quinta Biológica e Pedagógica “Aidos da Vila” com o Agrupamento de Escolas de Anadia. Do Jardim Infantil de Vilarinho do Bairro, cerca de uma dúzia de alunos, acompanhados da sua equipa lectiva, puderam contactar, directamente, com a terra arável e em prudução e com as actividades que ela proporciona, muitas delas vitais para a sobrevivência do ser humano.
Foi notória a enorme receptividade das crianças às actividades desenvolvidas na Quinta – devidamente preparadas e adaptadas a estes grupos etários – e o interesse pelo conhecimento e pelo contacto directo com os processos agronómicos, ambientais e alimentares, utilizados com o propósito de mitigar a fome do Planeta.
Esta cooperação assenta, nos preceitos da sustentabilidade e no respeito profundo pela Natureza, vocacionada para os Ensinos Básico e Prático Complementares, aglutinando sinergias nas vertentes agrobotânica, apícola, fitofarmacêutica, alimentar e ambiental.
A prioridade é tentar mudar mentalidades, explicando que o homem, com o seu comportamento focado essencialmente no lucro, está a facilitar cada vez mais rapidamente a sua autodestruição pela fome. Toda esta mudança deve ser iniciada, com metodologia apropriada, junto dos mais novos, que serão os futuros activos e decisores do país. Daí o interesse na educação / formação dos jovens em idade escolar.
É imperioso fazer as crianças dialogarem com a terra, isto é, contar-lhes a verdade sobre o valor do planeta e da necessidade de respeitar os seus equilíbrios, por forma a garantir a sua sobrevivência, através da destruição do fantasma da fome.
Informação disponibilizada pela Quinta Aidos da Vila, membro da Rede Rural Nacional.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.