Quercus: Barragem do Pisão terá impactos ambientais negativos com culturas superintensivas

[Fonte: Agricultura e Mar]

O Governo anunciou ontem, 7 de Junho, que aprovou o arranque da construção da Barragem do Pisão, no concelho do Crato, Alto Alentejo. Uma medida pedida há décadas pelos agricultores da região, mas a Quercus alerta para os “impactos ambientais negativos e elevados” da construção da barragem e receia “o alastramento descontrolado das culturas super-intensivas de regadio”.

O empreendimento de aproveitamento hidráulico de fins múltiplos do Crato, deverá estar concluído em 2027 e destina-se à produção eléctrica, abastecimento de água e rega. Um investimento de 168 milhões de euros.

Em comunicado, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza diz que “não pode deixar de alertar, desde já, com base no conhecimento e trabalho que tem na área abrangida, para os impactes ambientais negativos e elevados que a construção” da barragem “provavelmente terá”.

Culturas super-intensivas

Aqueles ambientalistas exigem que seja “realizada uma avaliação de impacte ambiental séria, exigente e credível que possa efectivamente dar a conhecer em detalhe aos cidadãos e aos organismos públicos e privados a verdadeira magnitude do impacte do projecto”.

“A Quercus não pode deixar de advertir, mais uma vez, nesta altura, para os impactes ambientais negativos que o alastramento descontrolado das culturas super-intensivas de regadio tem vindo a provocar em todo o Alentejo”, acrescenta o mesmo comunicado.

Segundo os ambientalistas, culturas super-intensivas essas que, “provavelmente, aumentarão caso a Barragem do Pisão seja construída”

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Quercus: Barragem do Pisão terá impactos ambientais negativos com culturas superintensivas foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Anterior Fertipower oferece 15% de desconto em fertilizantes a visitantes da FNA 2019
Próximo Produção em modo biológico nos Açores vai ter mais ajudas do POSEI em 2020

Artigos relacionados

Últimas

Apdea debate agricultura e os desafios societais para o período 20-30

[Fonte: Agricultura e Mar]
A Apdea — Associação Portuguesa de Economia Agrária, em parceria com o GPP — Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral e o INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, vai realizar o seu IX congresso entre 15 e 18 de Outubro de 2019 em conjunto com o III Encontro Lusófono em Economia, […]

Últimas

CDS quer esclarecimento do Governo sobre responsabilidades pelos prejuízos causados por javalis

[Fonte: Agricultura e Mar]
Os deputados do CDS-PP Patrícia Fonseca, Ilda Araújo Novo e Hélder Amaral querem ver esclarecida a questão da atribuição de responsabilidades pelos prejuízos causados por javalis. Já já enviaram a pergunta ao ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, […]

Dossiers

Grupo Auto-industrial líder no mercado de tractores em 2017

Em 2017, o Grupo Auto-Industrial matriculou 1.378 tractores novos em Portugal, o que lhe permitiu assegurar a liderança no mercado nacional como o principal importador a operar neste mercado.