Queimas e queimadas já são autorizadas em Boticas

Queimas e queimadas já são autorizadas em Boticas

A Câmara Municipal de Boticas, com a transição de Estado de Emergência Nacional para o Estado de Calamidade Pública, decretada no âmbito da pandemia de Covid-19, em reunião do executivo realizada hoje, dia 7 de Maio, decidiu proceder ao levantamento da proibição da realização de queimas ou queimadas no concelho.

A decisão permite assim que os proprietários possam cumprir, dentro do prazo estabelecido (até 31 de Maio), a obrigatoriedade de limpeza dos terrenos.

Comunicação obrigatória

No entanto, e tal como acontecia antes da declaração de Estado de Emergência, a realização de queimas de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, bem como a que decorre de exigências fitossanitárias de cumprimento obrigatório, está sujeita a comunicação prévia da realização das mesmas à Câmara Municipal.

Atendendo à situação que ainda vivemos devido à Covid-19, a autarquia afirma que o pedido de autorização ou a comunicação desta actividade deve ser feita preferencialmente através do registo na página do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), aqui, pelo telefone (276 410 200) ou caso seja estritamente necessário, junto da Câmara Municipal.

A Câmara Municipal de Boticas informa ainda que a realização de queimadas para renovação de pastagens e eliminação de restolho e, ainda, para eliminar sobrantes de explorações cortados, mas não amontoados, só é permitida após licenciamento na Câmara Municipal.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Instituto dos Vinhos do Douro e Porto lança newsletter digital Porto & Douro Magazine
Próximo Live-stream - Com a Agricultura Familiar, pelo Direito à Alimentação de Proximidade, pela Soberania Alimentar!

Artigos relacionados

Eventos

Pode o COVID-19 ajudar-nos a repensar o sistema alimentar? – 31 de julho

É esse o desafio lançado a Maria do Céu Albuquerque, Ministra da Agricultura, e Paulo Fernandes, Presidente do Município do Fundão, que […]

Últimas

Oferta de emprego – Comercial – Engenheiro Zootécnico – Norte

Plurivet – Veterinária e Pecuária, Lda., empresa com implantação Nacional, pretende admitir vendedor, para o mercado de animais de produção na zona Norte de Portugal. […]

Nacional

Fundão com manual “anti-vírus”, a um mês da campanha da cereja

Há trabalhadores em quarentena para que nada falhe na altura certa. Mão de obra exterior sujeita a prova obrigatória de 14 dias em isolamento, de […]