|
|
|
|
|
– 06-11-2007 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
Quase metade dos vinhos de qualidade vendidos em Portugal são do AlentejoOs n�meros são inequ�vocos: os "Vinhos do Alentejo" são os l�deres incontestados do mercado nacional! O mais recente estudo da ACNielsen confirma que, no somatério das vendas em volume na Grande Distribui��o e do Canal Horeca, no ano m�vel 2006/07, nada mais nada menos do que 45,23% dos vinhos de qualidade vendidos em Portugal foram provenientes do Alentejo, enquanto as regi�es do Minho e Douro – com uns bem menos expressivos 21,09% e 10,04% – se quedaram pelas posi��es imediatas.
H� quem preconize que a estatéstica � a arte de torturar os n�meros para que eles digam o que n�s queremos, mas h� n�meros que, por serem t�o inequ�vocos, não são pass�veis de gerar mais do que uma interpreta��o. O mais recente estudo da ACNielsen � disso exemplo: quase metade dos vinhos de qualidade vendidos em Portugal são do Alentejo e se a lideran�a não constitui propriamente novidade, não deixa de ser curioso que, ano ap�s ano, a regi�o venha a refor�ar a posi��o de l�der. � que, no ano m�vel 2006/07, o Alentejo registou uma subida percentual de 1,25%, uma tend�ncia positiva que s� teve paralelo (ainda que com uma expressão inferior) na Pen�nsula de Set�bal e no Algarve. Mas atente-se na objectividade dos n�meros da ACNielsen quanto � lideran�a dos Vinhos do Alentejo, independentemente da análise ser feita � Grande Distribui��o ou ao Canal Horeca, ou de serem tidas em conta as vendas em volume ou valor: As vendas em volume na Grande Distribui��o e no Canal Horeca redundaram num total de 75,345 milhões de litros de vinho vendido, sendo 45,23% do Alentejo, a que correspondem 34,077 milhões de litros. Em rela��o ao período homologo anterior, o Alentejo foi mesmo quem registou a varia��o mais positiva – com 1,25% – sendo de sublinhar que esta tend�ncia de crescimento apenas foi acompanhada pelas regi�es da Pen�nsula de Set�bal e do Algarve. Curioso � o facto do somatério do Minho, Douro e Pen�nsula de Set�bal – as tr�s regi�es que mais vendem a seguir ao Alentejo – corresponder a pouco mais de 30 milhões de litros vendidos, ou seja, menos quatro milhões que o Alentejo! No que diz respeito �s vendas em valor na Grande Distribui��o e no Canal Horeca, os Vinhos do Alentejo foram respons�veis por 46,47% do volume de neg�cios, o correspondente a 149,939 milhões de euros. No total das regi�es, a ACNielsen estima que se tenham transacionado 322,669 milhões de euros, cerca de mais 20 milhões que no ano m�vel anterior, enquanto o Minho, com 17,85% do volume de neg�cios e o Douro (com 12,51%) foram as regi�es que mais se aproximaram dos n�meros do Alentejo. No caso espec�fico da Grande Distribui��o, as vendas em volume dos Vinhos do Alentejo foram de 25,786 milhões de litros de vinho, correspondentes a uma quota de mercado de 46,04%, mais 2,61% em rela��o ao período hom�logo anterior. No total das regi�es foram vendidos 56,011 milhões de litros, mais 2,770 milhões que no ano m�vel anterior, sendo que apenas duas regi�es (Pen�nsula de Set�bal e Algarve) acompanharam a tend�ncia de subida do Alentejo. Ainda na Grande Distribui��o, mas no que toca �s vendas em valor, os Vinhos do Alentejo representaram um volume de neg�cios de 76,340 milhões de euros, mais 0,24% em rela��o ao período hom�logo anterior e o equivalente uma quota de mercado de 46,19%. A regi�o do Minho quedou-se pelos 19,38% e o Douro pelos 12,53%; enquanto o volume de neg�cios de todas as regi�es foi de 165,287 milhões de euros, em vez dos 158,576 do ano m�vel anterior. Em rela��o ao Canal Horeca e no que diz respeito �s vendas em volume, os Vinhos do Alentejo conquistaram uma quota de mercado de 42,15%, relativo a 8,291 milhões de litros e se o Minho (com 20,26% do mercado) e o Douro (com 10,44%) se seguiram num hipot�tico "ranking", no total das regi�es e em rela��o ao período hom�logo anterior, apenas foram vendidos mais 39,526 mil litros de vinho. Ainda relativamente ao Canal Horeca, mas em rela��o �s vendas em valor, o volume de neg�cios dos Vinhos do Alentejo foi de 69,923 milhões de euros, correspondente a uma quota de mercado de 48,43%, sendo que o volume de neg�cios de todas as regi�es foi de 144,377 milhões de euros, menos 884,953 mil euros do que no período hom�logo anterior. Os n�meros são claros: os "Vinhos do Alentejo" são os eleitos da grande maioria dos consumidores, com os resultados a traduzirem a din�mica empresarial e comercial de uma regi�o que tem resistido � tenta��o de se resignar perante uma lideran�a incontestada…
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |
Discussão sobre este post