Trabalho quer identificar alterações no genoma responsáveis pela agressividade de certas ferrugens, um grupo de fungos que deixa as folhas, por exemplo do trigo e do cafeeiro, com aspecto enferrujado.
O meu doutoramento estuda o controlo epigenético num grupo de fungos, as ferrugens. Mas começando pelo princípio, o que é epigenética?
Durante muito tempo pensou-se que todas as alterações que aconteciam num organismo, quer ele fosse um ser humano, uma planta ou um fungo, se deviam exclusivamente à sua sequência genética (sequência de ADN). Qualquer alteração seria devido a uma mutação (alteração no ADN), a uma inserção (adição ao ADN) ou a uma deleção (perda de ADN), que mudariam essa sequência e levariam a algumas mudanças como uma doença, uma variação no aspecto/comportamento do ser vivo.
A epigenética (“epi” significa em latim no “topo” e remete, neste caso, para “em cima da genética”) é um campo de estudo que explica a influência do ambiente na expressão de genes. Assim sendo, para ocorrer uma alteração num organismo não é necessário que para isso haja mudanças na constituição do seu ADN.
A forma como o genoma (o conjunto de […]