O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) divulga a edição n.º 34 da publicação CULTIVAR – Cadernos de Análise e Prospetiva sobre “O futuro da Política Agrícola Comum”.
Com base em contributos técnicos, académicos e de representantes do setor, esta edição reflete uma análise abrangente das prioridades para a Política Agrícola Europeia pós 2027, das implicações orçamentais e de governação face às propostas da Comissão Europeia e das consequências dessas mudanças para a coerência das políticas europeias e a nível nacional.
A publicação reúne um conjunto diversificado de artigos que integram questões essenciais a considerar no processo de reflexão para a negociação, nomeadamente a redistribuição de fundos, a capacidade de resposta a crises, a manutenção da ambição ambiental, a atratividade do setor para novas gerações e a necessidade de instrumentos que conciliem competitividade, sustentabilidade e equidade territorial.
Disponibiliza-se junto com esta edição, uma Separata com a sistematização da evolução dos indicadores económicos e estruturais referentes ao complexo agroflorestal na economia nacional, e a análise das tendências estruturais e dinâmicas da agricultura e floresta em Portugal.
O tema vai ser objeto de reflexão numa sessão de debate no dia 30 de janeiro, cuja gravação será disponibilizada posteriormente nos meios do GPP.
→ Aceda aqui à publicação ←
→ Separata – Agricultura e floresta: indicadores económicos e estruturais ←
→ Consultar outras edições da publicação CULTIVAR ←
Fonte: GPP


















































