O número de casos de Peste Suína Africana (PSA) em javalis selvagens na Alemanha já ultrapassou oficialmente o número contabilizado na Bélgica. Na última semana, o número ascendeu aos 835, o que significa que a contagem ultrapassou agora o total da Bélgica.
A contagem de javalis infetados está a crescer constantemente em todos os distritos da Alemanha Oriental onde a PSA foi detetada. A 17 de março, a grande maioria tinha sido encontrada em três zonas do estado de Brandemburgo, com 768 casos. Na Saxónia, outras 67 carcaças deram positivo para a PSA.
A Bélgica, que foi oficialmente declarada livre da PSA no final de 2020, sofria de infeções no encontradas em javalis na província do sul Luxemburgo, desde setembro de 2018. A última carcaça emaciada testada positiva foi encontrada no início de 2020. No total, estima-se que foram infetados pelo vírus 833 javalis.
4 zonas com infeções PSA
Contudo, era de esperar que a Alemanha ultrapassasse o montante da Bélgica, já que foram identificadas quatro zonas onde o vírus foi detetado. Também a vizinha Polónia está a travar um combate ao vírus, o que representa uma ameaça permanente de nova introdução do vírus. Como medida preventiva, a Alemanha está a construir uma vedação permanente, paralela aos rios fronteiriços Oder e Neisse.