O grupo parlamentar do PS/Açores entregou na Assembleia Legislativa um projeto de resolução em que recomenda ao Governo Regional que adote “medidas concretas” para “o relançamento económico” do setor do leite, anunciou hoje o partido.
Numa nota enviada às redações, o PS explica que “depois de uma ronda de auscultação aos diversos agentes do setor do leite e laticínios, o Grupo Parlamentar do PS/Açores apresentou uma iniciativa para assegurar que o Governo Regional adota medidas concretas para o relançamento económico do setor”.
“Salvaguardar um rendimento justo para os produtores, apoiar a internacionalização e exportação dos produtos e incentivar a união de todos os intervenientes”, são algumas das propostas, adianta a deputada socialista Patrícia Miranda, citada no comunicado de imprensa.
Assim, o projeto de resolução entregue recomenda ao atual Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, que “adote medidas para que as indústrias de lacticínios dos Açores possam promover acordos de tarifas com a distribuição e que essas tarifas revertam inteiramente para o produtor, para que o seu rendimento seja salvaguardado e pago de forma justa”, sublinha o PS/Açores.
A deputada Patrícia Miranda sublinha, ainda, que a proposta visa “incentivar a união entre produtores, cooperativas, associações, indústria e distribuição”.
Outra das medidas que os deputados do PS/Açores consideram necessário que o Governo implemente passa pela “promoção, desenvolvimento e apoios a iniciativas de internacionalização e exportação dos produtos lácteos dos Açores”, com o objetivo de “continuar a alcançar novos mercados” para os produtos regionais.
Estas medidas, frisa a deputada, “são um contributo para responder à progressiva descida do preço do leite pago aos produtores, cujo impacto se faz sentir de forma acentuada nos seus rendimentos”.
Não obstante “o muito que já foi feito” na região, “a produção de leite precisa que se apresentem soluções práticas, eficazes e objetivas, por forma a reduzir ao mínimo possível os inevitáveis impactos da atual crise, tranquilizando os produtores e a própria indústria”, realça Patrícia Miranda, na nota divulgada pelo PS/Açores.