O prazo de candidaturas ao Prémio Inovar na Pecuária Extensiva 2026 foi prorrogado até ao próximo dia 31 de janeiro, reforçando a oportunidade para os produtores pecuários submeterem os seus projetos inovadores.
Promovido pelo Hospital Veterinário Muralha de Évora (HVME), em parceria com a CONSULAI, o prémio distingue explorações pecuárias que se destacam pela implementação de práticas inovadoras, sustentáveis e eficientes, conciliando produtividade com bem-estar animal. Através desta colaboração, reforçamos o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável do setor pecuário, apoiando e reconhecendo a atividade de quem aposta na inovação e na melhoria contínua das suas explorações.
Na sua 4.ª edição, o Prémio Inovar na Pecuária Extensiva destina-se a empresários em nome individual e sociedades comerciais com atividade pecuária em Portugal desde 2024, que adotem soluções diferenciadoras e que ainda não tenham sido premiados em edições anteriores.
As candidaturas serão avaliadas com base em quatro pilares fundamentais: Sustentabilidade Ambiental, Inovação Tecnológica, Rentabilidade e Bem-Estar Animal, com o objetivo de identificar e dar visibilidade a projetos que contribuam para uma pecuária mais moderna, eficiente e alinhada com os desafios atuais do setor.
A exploração vencedora receberá um prémio monetário de 1.000 euros, terá a possibilidade de divulgar um artigo na revista Vida a Pasto e será publicamente reconhecida durante as 17ªs Jornadas Internacionais do HVME.
A CONSULAI reafirma o seu compromisso com a valorização do setor pecuário, destacando que pretende “continuar a caminhar ao lado dos produtores, ajudando-os a alcançar os seus objetivos e a reforçar a competitividade das suas explorações”.
As candidaturas devem ser submetidas através do formulário oficial do Prémio Inovar na Pecuária Extensiva 2026 (https://jornadas.hvetmuralha.pt/premio-inovar-2026/), agora com prazo alargado até 31 de janeiro.
Fonte: CONSULAI















































