Proposta de Acordo Setorial relativa à colheita noturna no Olival

Proposta de Acordo Setorial relativa à colheita noturna no Olival

As Associações signatárias reconhecem a necessidade de elaborar estudos científicos que permitam conhecer, com rigor, em que condições é que a colheita noturna mecanizada pode ter um impacto sobre a avifauna dos olivais.

As Associações signatárias, tendo conhecimento que estão já em curso estudos liderados pelas Autoridades competentes nesta matéria e que visam o referido propósito, manifestam desde já a sua inteira disponibilidade para colaborar ativamente com as entidades que têm a seu cargo a elaboração de tais estudos.

O conhecimento assim obtido, permitirá adotar medidas eficientes e sustentáveis que garantam o objetivo, por todos desejado, de evitar a perturbação destes ecossistemas.

Face ao exposto, as Associações signatárias reconhecem a necessidade de recomendar, sempre que surja risco de impacto negativo na avifauna, a suspensão temporária e de forma preventiva a colheita nocturna mecanizada, enquanto os referidos estudos científicos não estiverem concluídos e não houver um conhecimento seguro e fundamentado acerca dos impactos e das eventuais medidas de salvaguarda da avifauna.

As Associações signatárias acordam, assim, na recomendação da suspensão voluntária e temporária da colheita noturna mecanizada na presente campanha, sempre que surja risco de impacto negativo na avifauna.

Lisboa, 17 de Outubro de 2019

CAP

CASA DO AZEITE

CONFAGRI

OLIVUM

Comente este artigo
Anterior Recenseamento agrícola 2019: 25 de outubro: vai para o terreno a recolha de dados da 2ª operação estatística de maior dimensão em Portugal
Próximo Comunicado Olivum - Associação de Olivicultores do Sul: apanha mecanizada noturna de azeitona

Artigos relacionados

Dossiers

Flavescência dourada da videira

[Fonte: DGAV] A DGAV procede à divulgação das listagens das freguesias que constituem as zonas de intervenção prioritária (ZIP) e das freguesias onde o Scaphoideus titanus Ball. […]

Comunicados

PDR2020: Candidaturas para o setor das Florestas – 24 de março de 2020

Consulte aqui todas as candidaturas do PDR2020 para o setor das florestas do mês de março de 2020 […]

Nacional

Pedidos de concentração de empresas crescem mais de 20% numa década

A Autoridade da Concorrência (AdC) recebeu 63 notificações de concentração de empresas em 2019, um aumento de 21,1% numa década. […]