Está em exibição no Porto Canal o programa de televisão Sabor Certificado, uma das iniciativas de maior visibilidade no âmbito da divulgação da Política Agrícola Comum (PAC). Desenvolvido em parceria com o canal televisivo, o projeto PAC-TO pretende valorizar a autenticidade e a qualidade dos produtos agroalimentares nacionais, dando destaque aos que possuem certificações DOP (Denominação de Origem Protegida), IGP (Indicação Geográfica Protegida), ETG (Especialidade Tradicional Garantida), bem como aos produtos biológicos. Esta série é composta por cinco episódios e percorre diferentes regiões do país, apresentando ao público histórias, sabores e tradições associadas a produtos de excelência.
O primeiro episódio foi exibido a 14 de junho e teve como protagonista a Sopa da Pedra de Almeirim. Contou com a participação da Confraria de Almeirim, da entidade certificadora Kiwa Sativa, da CCDR-Lisboa e Vale do Tejo, de um chefe de cozinha local, de um produtor agrícola e da vereadora da Câmara Municipal de Almeirim.
A 21 de junho, os Citrinos do Algarve foram o destaque do segundo episódio com os representantes da CCDR-Algarve, da AlgarOrange, da cooperativa Cacial, da certificadora Kiwa Sativa, da loja Canastra e produtores locais deram voz à região e ao seu produto bandeira.
Já no dia 28 de junho, o foco esteve na Raça Cachena da Peneda, com contributos da Associação de Criadores da Raça Cachena, da entidade certificadora CERTIS, de representantes da restauração local e de entidades como a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e a Cooperativa Agrícola Arcos e Barca.
No dia 5 de julho o episódio debruçou-se sobre a certificação dos Vinhos do Alentejo, com a participação de elementos da Herdade da Malhadinha Nova,
e preparação de uma refeição com o chefe do restaurante da Herdade. Esta série de 5 episódios terminou no dia 12 de julho com um episódio dedicado às Hortícolas do Centro, com foco na certificação de produtos biológicos da Quinta da Grela. Como participantes estiveram presentes a CCDR Centro, a entidade certificadora KIWA e no final foi preparada uma refeição com produtos biológicos no restaurante Mercantel em Aveiro.
A emissão de todos os episódios está disponível através do site do Porto Canal e no canal de Youtube do projeto PAC-TO.
Para mais informações sobre o projeto e as próximas atividades, visite o website www.pac-to.eu e siga o PAC-TO nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.
Fonte: PAC-TO