Promove – O Futuro do Interior é um programa da Fundação “la Caixa” em colaboração com o BPI e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e visa apoiar iniciativas inovadoras em domínios estratégicos para o desenvolvimento das regiões do interior como a gestão de recursos naturais, o fomento de novos polos de desenvolvimento e a atração de turistas e novos residentes.
Em cinco edições, o Programa Promove mobilizou perto de 11,8 milhões de euros em apoios a fundo perdido, beneficiando 70 projetos e 31 ideias
A edição de 2023 do Programa Promove – O Futuro do Interior, uma iniciativa da Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), concedeu apoios a fundo perdido de mais de 4,2 milhões de euros a um total de 24 projetos e 9 ideias destinados a impulsionar o desenvolvimento sustentável de regiões do interior de Portugal.
Da lista dos vencedores fazem parte 9 projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) mobilizadores, 15 projetos-piloto e 9 ideias inovadoras. Os projetos apoiados repartem-se entre as regiões do interior norte (12), centro (6), Alentejo (5), e sul (1) do país. Na vertente de ideias, dirigida a estudantes do ensino superior, as regiões norte e centro registam, cada uma, quatro das equipas selecionadas, e o Alentejo uma equipa.
A dinamização destas regiões é uma prioridade para a Fundação ”la Caixa” e para o BPI que, através deste programa, procura apoiar iniciativas inovadoras em domínios estratégicos para o desenvolvimento do interior, idealmente replicáveis para outras regiões com características semelhantes.
Os projetos piloto e as ideias centram-se nas áreas da gestão de recursos naturais, a criação de novos polos de desenvolvimento e inovação e a atração de turistas e novos residentes. Os projetos I&D mobilizadores estão enquadrados nos domínios estratégicos identificados pelo Governo português para o desenvolvimento do interior, nomeadamente: águas termais, parques e reservas naturais, estudos sobre riscos biológicos e promoção de novas culturas e produtos naturais.
Em cinco edições, o Programa Promove já apoiou 70 projetos e 31 ideias inovadoras, num valor total de perto de 11,8 milhões de euros. Deste montante, 3,7 milhões foram assegurados pela FCT ao abrigo de um acordo de financiamento conjunto (“matching funds”), através do qual, desde 2021, a FCT iguala a contribuição da Fundação ”la Caixa”.
A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no grupo CaixaBank. Em 2023, destina 50 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica.
Conheça os projetos I&D Mobilizadores, projetos-piloto e ideias inovadoras que se destacaram na quinta edição do PROMOVE.
PROJETOS I&D MOBILIZADORES
ReMonStar – Rede de monitorização climática e biológica no Parque Natural da Serra da Estrela
Promotor: Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet – Universidade de Coimbra
Domínio temático: Parques e reservas naturais
Região e município: Centro – Manteigas, Covilhã, Seia
O projeto visa a implementação da primeira rede de monitorização climática e biológica no Parque Nacional da Serra da Estrela.
RuralTHINGS – Inteligência na Monitorização da Saúde e Bem Estar em Áreas Remotas com IoT
Promotor: IT BRANCH – Covilhã – Instituto de Telecomunicações – Universidade da Beira Interior
Domínio temático: Parques e reservas naturais
Região e município: Centro – Castelo Branco, Guarda
O objetivo do projeto é criar um sistema tecnológico integrado, baseado numa rede de sensores IoT (Internet of Things) interoperáveis que permita a monitorização em tempo real das condições de vida e saúde dos moradores de áreas remotas.
CyChest – Gestão integrada do ciclo do castanheiro no Parque Natural de Montesinho
Promotor: LSRE-LCM – Laboratory of Separation and Reaction Engineering
– Laboratory of Catalysis and Materials – Universidade do Porto
Domínio temático: Parques e reservas naturais
Região e município: Norte – Bragança
O projeto visa promover a integração da gestão dos resíduos da produção da castanha nas atividades do parque através da sua valorização como ingredientes em produtos naturais alimentares e/ou de cosmética com potencial de mercado, fechando o ciclo de valorização (resíduo zero).
Soil@INT– Solos do interior: monitorizar para mitigar os efeitos das alterações climáticas
Promotor: Centro de Estudos do Ambiente e do Mar – Universidade de Aveiro
Domínio temático: Parques e reservas naturais
Região e município: Centro – Figueira de Castelo Rodrigo
O projeto visa desenvolver uma rede de monitorização da saúde do solo, assente na integração de dados de deteção remota e indicadores ecológicos in situ, de forma a possibilitar a produção de modelos que facilitem a criação de rotinas de monitorização do solo.
INCOME – Instrumentos para a gestão de zonas contaminadas por metais
Promotor: ICT Instituto de Ciências da Terra – Universidade de Évora
Domínio temático: Parques e reservas naturais
Região e município: Alentejo – Mértola
O objetivo do projeto é a criação de um modelo de gestão ambiental integrando instrumentos que permitam a monitorização rápida e eficiente das áreas mineiras contaminadas por metais potencialmente tóxicos, contribuindo assim para a sua sustentabilidade e reutilização.
AlmondProtect
Promotor: MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento – Universidade de Évora
Domínio temático: Pragas e riscos biológicos
Região e município: Alentejo – Évora
O projeto consiste no diagnóstico, estudo epidemiológico, monitorização e previsão das principais doenças que afetam o amendoal, de forma a desenhar modelos de previsão e deteção precoce que assegurem uma maior competitividade e sustentabilidade.
OralTherm: Saúde oral pela água termal
Promotor: Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) – Universidade Católica Portuguesa –
Domínio temático: Águas termais
Região e município: Norte – Vimioso
O projeto propõe avaliar e validar a aplicabilidade da água termal na promoção da saúde oral, com o objetivo de criar produtos e serviços que associem indicações terapêuticas do termalismo clássico à componente de saúde e bem-estar oral.
BeeSustain: Sustentabilidade da apicultura face às alterações climáticas
Promotor: Centro de Investigação de Montanha – CIMO – Instituto Politécnico de Bragança
Domínio temático: Parques e reservas naturais
Região e município: Norte – Bragança
O projeto tem por objetivo redirecionar a produção de mel para produtos de alto de gama e para a diversificação como garantia da sustentabilidade da exploração, incluindo a introdução de novos produtos da colmeia com elevado potencial de mercado, como o pão de abelha.
Plantas aromáticas do Alentejo, probióticos e farinha de bolota no desenvolvimento de pão funcional
Promotor: Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta – Universidade de Coimbra
Domínio temático: Novas culturas e produtos naturais
Região e município: Alentejo – Évora
O projeto tem por objetivo potenciar a utilização de óleos essenciais extraídos de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM) e da bolota na produção de pão funcional, com impacto na saúde e na valorização económica, social e ambiental dos novos ingredientes.
PROJETOS PILOTO INOVADORES
REPAIR – Reparar e Recuperar no AVC isquémico: novas estratégias de terapia celular
Promotor: Universidade de Coimbra – Reitoria
Domínio temático: Criação ou consolidação de polos de atividade e inovação empresarial
Região e município: Centro – Covilhã
Este projeto pretende conjugar esforços da Academia e Indústria para desenvolver uma estratégia terapêutica para tratamento de AVC isquémico na fase pós-aguda baseada na administração de células estaminais mesenquimais (MSC) ou substâncias ou produtos derivados.
OliveCo-Free
Promotor: APPITAD – Associação dos Produtores em Proteção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro
Domínio temático: Prevenção de riscos naturais, reforço da capacidade de adaptação às alterações climáticas e gestão eficiente dos recursos
Região e município: Norte – Mirandela
O projeto visa integrar de forma otimizada soluções inovadoras para substituir/reduzir o uso de cobre nas culturas da região.
WATERFLOW – Rede de sensores para mapeamento do stress hídrico na vinha
Promotor: ADVID – Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense
Domínio temático: Prevenção de riscos naturais, reforço da capacidade de adaptação às alterações climáticas e gestão eficiente dos recursos
Região e município: Norte – Vila Real
O objetivo do projeto é desenvolver uma aplicação (app) de apoio ao produtor de vinho baseada num modelo de mapeamento do stress hídrico na vinha construído a partir de uma rede de sensores instalada em duas parcelas da Região Demarcada do Douro.
MoVAFlor – Ferramenta de Monitorização, Verificação e Alerta Florestal Promotor: Agroinsider, Lda
Domínio temático: Prevenção de riscos naturais, reforço da capacidade de adaptação às alterações climáticas e gestão eficiente dos recursos
Região e município: Alentejo – Mourão
O objetivo do projeto é desenvolver um sistema de monitorização de grandes manchas florestais (montado) baseado em novas tecnologias digitais robotizadas e de inteligência artificial.
WOODLANDFUNGI – Valorização e Sustentabilidade dos Cogumelos Silvestres do Barroso
Promotor: Cooperativa Agro Rural de Boticas Capolib, Crl
Domínio temático: Criação ou consolidação de polos de atividade e inovação empresarial
Região e município: Norte – Boticas
O projeto visa a valorização um dos recursos endógenos mais predominante na região do Barroso, os cogumelos silvestres, através da criação de mecanismos que garantam a sua gestão ordenada e sustentável.
ProCardo – Cardosinas e o queijo da Serra da Estrela Promotor: Universidade do Porto
Domínio temático: Prevenção de riscos naturais, reforço da capacidade de adaptação às alterações climáticas e gestão eficiente dos recursos
Região e município: Centro – Gouveia
O projeto visa perceber de que forma as alterações climáticas podem alterar a expressão e atividade das enzimas derivadas das plantas de cardo utilizadas na produção do queijo da Serra da Estrela.
SAL C – Valorização das Salinas para o Sequestro de Carbono e Mitigação das Alterações Climáticas
Promotor: BlueZ C Institute – Associação para a Conservação Marinha e Economia do Carbono
Domínio temático: Prevenção de riscos naturais, reforço da capacidade de adaptação às alterações climáticas e gestão eficiente dos recursos
Região e município: Sul – Castro Marim
O projeto visa demonstrar o contributo da instalação de ervas marinhas nos canais das salinas para o sequestro de Carbono Azul, melhoria da qualidade da água e aumento da retenção de micro plásticos, com a consequente melhoria da qualidade do sal e da sustentabilidade do sector.
REGADOURO – Irrigação sustentável com água reutilizada em vinhas da Região Demarcada do Douro
Promotor: VEOLIA PORTUGAL, S.A.
Domínio temático: Prevenção de riscos naturais, reforço da capacidade de adaptação às alterações climáticas e gestão eficiente dos recursos
Região e município: Norte – Vila Nova de Foz Côa
O projeto visa contribuir para uma otimização da gestão dos recursos hídricos utilizados para finalidades agrícolas, particularmente no setor da viticultura.
Bio Ilhas – Reabilitação de ecossistemas aquáticos. Promotor: Centro Ciência Viva de Bragança
Domínio temático: Valorização do capital simbólico e da capacidade de reconhecimento internacional
Região e município: Norte – Bragança
O projeto visa contribuir para a resiliência dos ecossistemas e a conservação da biodiversidade através da instalação de Bio-Ilhas nos rios Fervença e Côa, ligadas a módulos interativos a instalar no Centro Ciência Viva de Bragança e no Museu do Côa e a uma estação meteorológica que permitirá a recolha e análise de dados.
iDanha – Novos links, novas leituras históricas criativas
Promotor: Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra
Domínio temático: Valorização do capital simbólico e da capacidade de reconhecimento internacional
Região e município: Centro – Idanha-a-Nova
O projeto tem por objetivo a valorização patrimonial da Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha através do desenvolvimento de recursos digitais, da organização de eventos que envolvam a comunidade e da preparação e difusão de materiais promocionais sobre a história de Idanha e do seu território na Antiguidade.
Nova metodologia de criação de modelos geoambientais em áreas mineiras abandonadas na Faixa Piritosa Ibérica (FPI)
Promotor: Universidade de Évora
Domínio temático: Prevenção de riscos naturais, reforço da capacidade de adaptação às alterações climáticas e gestão eficiente dos recursos
Região e município: Alentejo Central – Évora
O projeto tem por objetivo a criação de uma ferramenta capaz de identificar e caracterizar áreas afetadas por processos de drenagem de mina através do cruzamento de dados geológicos com dados espectrais de alta resolução espacial.
iCarbono
Promotor: Instituto Politécnico de Bragança
Domínio temático: Prevenção de riscos naturais, reforço da capacidade de adaptação às alterações climáticas e gestão eficiente dos recursos
Região e município: Norte – Bragança
O projeto visa estabelecer um sistema inteligente e inovador de monitorização do sequestro, armazenamento e emissão do carbono a múltiplas escalas e de alerta para situações críticas de planeamento e gestão do território onde se observem desvios ou incumprimento de objetivos técnicos e políticos.
Therm4Skin – Bem-Estar Sem Pausa
Promotor: Gestão de Equipamentos do Município de Chaves, E.M. S.A.
Domínio temático: Criação ou consolidação de polos de atividade e inovação empresarial
Região e município: Norte – Chaves
O projeto propõe avaliar e validar as propriedades bioativas a nível cutâneo e capilar da água termal de Chaves com o intuito de promover o bem-estar em mulheres no período de peri ou menopausa, através do desenvolvimento de novos produtos dermocosméticos.
TextBlueStyle – Obtenção de corantes azuis naturais e sustentáveis para aplicação têxtil
Promotor: Tree Flowers Solutions, Lda
Domínio temático: Prevenção de riscos naturais, reforço da capacidade de adaptação às alterações climáticas e gestão eficiente dos recursos
Região e município: Norte – Bragança
O projeto visa a obtenção e aplicação têxtil do extrato corante azul produzido pelo fungo Terana coerulea, uma solução inovadora, multifuncional e ecológica que contribui para a sustentabilidade do setor têxtil.
SustainableTrout – Promoção, Valorização e Sustentabilidade da Truta de Boticas
Promotor: Mais Boticas Associação Empresarial Botiquense
Domínio temático: Criação ou consolidação de polos de atividade e inovação empresarial
Região e município: Norte – Boticas
O projeto pretende valorizar os excedentes de truta-fário do posto aquícola de Boticas através da criação de um portfólio de produtos alimentares inovadores para exploração comercial baseada numa marca com forte valor regional e cultural.
IDEIAS INOVADORAS
SECRET – Secretoma de células estaminais como estratégia terapêutica para a asfixia perinatal
Instituição Ensino Superior: Universidade da Beira Interior
Domínio temático: Criação ou consolidação de polos de atividade e inovação empresarial
Região: Centro
Desenvolvimento de um produto de terapia celular baseado no encapsulamento de secretoma de células estaminais mesenquimais (MSC) em hidrogéis.
VITAE – Valorização dos resíduos VÍTícolas através da obtenção de moléculas Anticancerígenas
Instituição Ensino Superior: Universidade da Beira Interior
Domínio temático: Criação ou consolidação de polos de atividade e inovação empresarial
Região: Centro
Valorização de resíduos vitivinícolas da região da Cova da Beira através da extração de moléculas bioativas com potencial anti cancro.
Nutr&ssencial – Desenvolvimento de alternativas proteicas com propriedades nutricionais melhoradas
Instituição Ensino Superior: Instituto Politécnico de Bragança
Domínio temático: Criação ou consolidação de polos de atividade e inovação empresarial
Região: Norte
Produção de micélios bio fortificados com selénio e ferro como alternativa às proteínas animais
LE VERDÂTRE
Instituição Ensino Superior: Instituto Politécnico de Bragança
Domínio temático: Prevenção de riscos naturais, reforço da capacidade de adaptação às alterações climáticas e gestão eficiente dos recursos
Região: Norte
Mobilizar a exploração hidropónica para combater o abandono da terra, baixa qualidade do solo ou custos de produção elevados dos agricultores locais.
ONCOSENSING
Instituição Ensino Superior: Universidade da Beira Interior
Domínio temático: Criação ou consolidação de polos de atividade e inovação empresarial
Região: Centro
Criação de método de rastreio para detetar a proteína E7 do vírus do papiloma humano (HPV) como forma de identificar precocemente mulheres com risco de cancro no colo do útero.
Zimbro4Skin – Aplicação de zimbro e subprodutos no tratamento do acne
Instituição Ensino Superior: Universidade da Beira Interior
Domínio temático: Criação ou consolidação de polos de atividade e inovação empresarial
Região: Centro
Utilização do óleo essencial de zimbro como forma alternativa para combater o acne vulgaris.
BiCider: Obtenção de ingredientes funcionais a partir de resíduos da produção de sidra
Instituição Ensino Superior: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Domínio temático: Criação ou consolidação de polos de atividade e inovação
Região: Norte
Utilizar compostos de elevado valor acrescentado do bagaço de maçã como novos aditivos naturais para incorporação em formulações alimentares e nutracêuticas.
PlantInAqua – Produção hidropónica inovadora e integrada de plantas para os territórios do interior
Instituição Ensino Superior: Instituto Politécnico de Bragança
Domínio temático: Criação ou consolidação de polos de atividade e inovação empresarial
Região: Norte
Implementação de unidades de aquacultura associadas a unidades de hidroponia, aproveitando águas residuais para produção de brassicas.
PEDRA – Plataforma Experimental de Deteção Remota em Arqueologia Instituição Ensino Superior: Universidade de Évora
Domínio temático: Valorização do capital simbólico e da capacidade de reconhecimento internacional
Região: Alentejo
Desenvolvimento de uma plataforma informática destinada à observação e identificação de cropmark como forma de deteção de sítios arqueológicos inéditos.
Fonte: Fundação “la Caixa”, BPI e Fundação para a Ciência e a Tecnologia