Investimento reveste-se de elevada importância no contexto do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA) e, em particular, da região que por este será beneflciada.
Projeto contempla a instalação da rede de rega de uma área com cerca de 1200 há.
Bloco de Moura será servido por uma rede coletiva capaz de fornecer água à maioria das parcelas de forma gravítica.
O Governo autorizou um investimento superior a 14,8M€ no Bloco de Moura. Este projeto, inserido no Programa Nacional de Regadios, reveste-se de elevada importância no contexto do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA) e, em particular, da região que por este será beneflciada, no distrito de Beja, concelho de Moura, União de Freguesias de Moura (Santo Agostinho e São João Batista) e Santo Amador.
Com um impacto estratégico decisivo, este projeto contempla a instalação da rede de rega de uma área com cerca de 1200 ha, sendo a origem de água a albufeira de Caliços, onde existe uma tomada de água preparada para esta ligação. O Bloco de Moura, que se desenvolve em terrenos suflcientemente baixos, face à cota prevista para a tomada de água, será servido por uma rede coletiva capaz de fornecer água à maioria das parcelas de forma gravítica.
Ou seja, este investimento garantirá o funcionamento do sistema de distribuição de água em quantidade e qualidade adequadas às várias atividades económicas que dela dependem, com efeitos positivos na manutenção de um desenvolvimento mais coeso e sustentável dos territórios.
Fonte: Ministério da Agricultura e da Alimentação