Das frutas e legumes aos vinhos e queijos, sem esquecer as carnes e os enchidos, a produção portuguesa tem ganho peso na distribuição e, com isso, reforçado as vendas ao exterior. Em 2022, o setor agroalimentar exportou mais 20% do que no ano anterior.
Longe vão os tempos em que a produção nacional não era valorizada pelos consumidores portugueses, que, ao longo da última década, se reconciliaram com os produtos made in Portugal. A crise de 2011 teve impacto, mas também a criação de programas de promoção da identidade nacional em vários setores, incluindo no agroalimentar. Através da parceria entre o Portugal Fresh e o Lidl, a insígnia alemã ajudou a exportar 27 mil toneladas de frutas e legumes em 2022, um crescimento de 23% face ao ano anterior.
Durante a Feira Nacional de Agricultura (FNA), que se prolonga até domingo em Santarém, a cadeia de supermercados marcou presença para reforçar a proximidade aos produtores portugueses e o compromisso em apoiar a distribuição dos seus produtos. Para isso, a empresa organizou duas conversas sobre “Os desafios e oportunidades dos produtores nacionais” e “O futuro da produção nacional”, que contaram com a participação das empresas Tradifana, Queijaria Almerinda, Casa Santos Lima, TriPortugal, Montaraz, Alto do Paiva e com a Associação de Jovens Agricultores de Portugal (AJAP).
Entre os mais de 500 produtores de frutas e legumes, responsáveis pelas 27 mil toneladas exportadas no ano passado, está a TriPortugal, focada na produção de pera rocha do Oeste, maçã de Alcobaça e fruta de caroço do Alentejo. “É com este leque de produtos que conseguimos estar a trabalhar o ano inteiro com o Lidl e a exportar fruta para vários supermercados da marca em toda a Europa”, enquadra o administrador Francisco Torres. Para este sucesso, tem contribuído a preocupação de reunir, sob um só chapéu, várias empresas agrícolas que, juntas, conseguem alcançar o mercado internacional. “Ao sermos vários produtores juntos conseguimos ter uma capacidade de resposta que um só produtor não consegue”, explica.
Hugo Piteira, diretor de vendas, marketing e exportação da Montaraz, concorda com esta visão de união para fazer a força. Dedicada à produção e transformação de porco preto, a empresa agrega 10 sócios e produtores para garantir o controlo das carnes e charcutaria, desde a origem ao consumidor. “Acompanhamos a criação desde as explorações, a alimentação e a transformação, abrangendo o setor das carnes e charcutaria, e isso permite a estabilização do produto, a uniformização da qualidade e a rastreabilidade da fileira por completo”, detalha o responsável.
A preocupação […]