Centro de Investigação em Sustentabilidade, criado pela Lusomorango em parceria, arranca na Fataca, concelho de Odemira. Neste primeiro ano, o projeto está focado em encontrar soluções que permitam produzir framboesas de qualidade com menos gastos de água.
O Centro de Investigação em Sustentabilidade nasce na Fataca, em São Teotónio, concelho de Odemira, no coração do Alentejo soalheiro e quer chegar ao país e ao mundo através da partilha de conhecimento em prol do bem maior que é a sustentabilidade.
O projeto junta a Lusomorango, organização de produtores de pequenos frutos, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, a empresa californiana especializada na produção de pequenos frutos Driscoll’s e a Maravilha Farms- Produção e Comércio de Frutos.
A sua semente foi lançada em abril último e esta sexta-feira abriu aos jornalistas, no âmbito do V Colóquio Hortofrutícola, promovido pela Lusomorango, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, em que o Jornal Económico foi media partner.
O centro, tal como o fórum, centra-se nas alterações climáticas, uma preocupação séria num concelho onde a barragem de Santa Clara, no rio Mira, estratégica para a região, continua com níveis de água muito baixos.
“Precisamos encontrar alternativas para produzir framboesa com qualidade, mas com menos água”, afirma Nídia Pita, Coordenadora do Centro de […]