Produção de maçã cai 20% na produção. Menos de 300 mil toneladas

Produção de maçã cai 20% na produção. Menos de 300 mil toneladas

A produção nas pomóideas diminuiu na actual campanha, diz o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Outubro de 2020, do Instituto Nacional de Estatística (INE).

A colheita da maçã, que se iniciou em Julho com mais de uma semana de atraso em relação ao normal, ainda decorreu ao longo de todo o mês de Setembro.

“Esperam-se diminuições de produção nas duas principais regiões produtoras. Em Trás-os-Montes essas quebras foram determinadas por condições meteorológicas pouco favoráveis na fase da floração/vingamento, quedas de granizo e situações de escaldão”, dizem os técnicos do INE.

Ribatejo e Oeste

No Ribatejo e Oeste, e em particular no Alto e Baixo Oeste, as variedades mais significativas (Fuji e Grupo das Galas) apresentaram uma forte alternância (quebra acentuada após campanha com produção historicamente elevada). Estes cenários conduziram, globalmente, a uma diminuição de 20% na produção, regressando a valores inferiores às 300 mil toneladas.

Pêra

Em relação à pêra, maioritariamente produzida no Oeste, a colheita teve início a 12 de Agosto (tal como na campanha anterior) e terminou durante a primeira quinzena de Setembro.

produção deverá diminuir 35%, face a 2019, resultado da heterogeneidade do abrolhamento e da precipitação na floração (com impacto na actividade dos insectos polinizadores, aumentando a taxa de insucesso do vingamento dos frutos).

As 100 mil toneladas previstas correspondem à campanha menos produtiva da última década. Em termos qualitativos há calibres superiores, maiores teores de açúcar e frutos com mais carepa.

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Dificuldades de escoamento prolongam colheita da batata
Próximo Amendoais afectados por condições meteorológicas. Produção cai 10%

Artigos relacionados

Nacional

Com orgulho e paixão se trabalha para recuperar o lince ibérico

“Em Portugal, os rostos deste programa de recuperação do lince são as cerca de duas dezenas de pessoas que trabalham no centro situado na freguesia de São Bartolomeu de Messines, […]

Nacional

Asfertglobal testa soluções para melhorar a coloração da Fuji

Sendo a fruticultura uma atividade de grande relevância a nível nacional, não poderia deixar de o ser também para a Asfertglobal, […]

Notícias florestas

Proença-a-Nova vai ter quatro Áreas Integradas de Gestão da Paisagem

Proença-a-Nova vai ter quatro Áreas Integradas da Gestão da Paisagem (AIGP) que vão ser constituídas em zonas que foram consumidas pelos incêndios de 2020 […]