Produção de azeitona com crescimento de 20%

Produção de azeitona com crescimento de 20%

A produção de azeitona para azeite terá um crescimento de cerca 20% , estimando-se que possa chegar às 870 mil toneladas, segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas, de dezembro de 2019, publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Contudo, é de relembrar o aumento das dificuldades na gestão do bagaço de azeitona, que pode comprometer o desenvolvimento normal da colheita.

No caso da castanha, também é esperada uma boa campanha, com um crescimento de 5% na produção face ao ano anterior.

O aumento de produtividade no milho de regadio gerou um aumento de 5% face à campanha anterior, tendo ultrapassado as 700 mil toneladas.

O início da campanha de cereais de inverno tem decorrido sem incidências, prevendo-se uma diminuição de 10% da área semeada de aveia para grão.

Pecuária e produtos lácteos

Segundo o boletim, “o peso limpo total de aves e coelhos abatidos e aprovados para consumo foi 33 324 toneladas, o que representou um aumento de 6,5%, devido ao maior volume de galináceos (+5,5%), perus (+14,2%), patos (+8,3%) e coelhos (+8,6%)”.

O volume de produção de frango verificou um aumento de 5,3%, com uma produção de 28 142 toneladas. O número de cabeças foi também superior em 4,4%. A produção de ovos de galinha para consumo também apresentou um crescimento de 1,4%, com uma produção de 10 104 toneladas.

A produção de leite de vaca atingiu 148,9 mil toneladas, um aumento de 2,5%. Contudo, o fabrico de produtos lácteos diminuiu 9,9%, provocado pelo decréscimo de 13,4% na produção de leite para consumo e de 13% nos leites acidificados.

O Boletim Mensal da Agricultura e Pescas divulga um conjunto de informação conjuntural relativa ao setor primário e pode ser consultado aqui.

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Comente este artigo
Anterior Região reforça medidas para proteção do bem-estar de animais de companhia e errantes
Próximo França retira do mercado 36 herbicidas com glifosato

Artigos relacionados

Últimas

Live-Stream Agroglobal: Vinho: Regresso ao Futuro

Bernardo Gouvêa, Presidente do Instituto do Vinho e da Vinho, foi o convidado do mais recente webinar da Abreu Advogados dedicado ao sector do vinho, realizado ontem 10 de Setembro. […]

Últimas

Desigual comportamiento en los precios en origen del aceite


Esta semana los precios en origen del aceite de oliva no siguieron un comportamiento lineal.
Mientras que se anotaron repeticiones en virgen y en lampante, […]

Últimas

Limite do uso sustentável dos recursos naturais de 2019 é atingido na segunda-feira

Este ano, o chamado Dia de Sobrecarga da Terra chega três dias mais cedo do que em 2018

A associação ambientalista Zero alertou hoje que a humanidade vai atingir nesta segunda-feira o limite do uso sustentável de recursos naturais disponíveis para este ano, […]