Previsão trimestral Inverno 2019/20 – Dezembro, Janeiro, Fevereiro

Previsão trimestral Inverno 2019/20 – Dezembro, Janeiro, Fevereiro

– Previsão trimestral –

A previsão trimestral para Dezembro, Janeiro e Fevereiro apontam para que as condições de circulação atmosférica e oceânicas serão dominadas pela presença de um regime anormalmente quente no Ártico;  um padrão de temperaturas oceânicas caracterizado essencialmente por uma fase positiva do dipolo do oceano indico e por uma gradual tendência para a desestabilização do vórtice polar.

Dezembro será um mês dominado por tempo mais seco e anticiclónico. Esperamos noites frias e dias amenos, com anomalias negativas da precipitação.

Isto deve-se ao predomínio de áreas anticiclónicas próximo da Península e de um regime de circulação que vai apresentar mais situações de fluxo de leste e nordeste.

Em Janeiro e Fevereiro  teremos uma gradual tendência para mais instabilidade, com regime de circulação de oeste e noroeste a tentar impor-se de novo.
Esperamos valores de  precipitação dentro ou um pouco acima do normal e temperaturas dentro ou ligeiramente abaixo do normal.

Realçamos que os sinais estatísticos relativos à precipitação são  mais fortes em Dezembro e há mais dispersão dos cenários em Janeiro e Fevereiro.

Dado que os padrões a longo prazo estão particularmente complexos e difíceis de prever, iremos fazendo actualizações sempre que necessário.

O artigo foi publicado originalmente em BestWeather.

Veja a previsão do tempo e a melhor altura para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta.

Comente este artigo
Anterior Jornada Técnica "Silvicultura do Pinhal-bravo” - 22 de novembro - Coimbra
Próximo AlgaEnergy recebe prémio pela inovação tecnológica que fomenta

Artigos relacionados

Comunicados

Third tender for private storage aid for olive oil

In the context of the third tendering procedure opened by EU implementing regulation 2019/1882, the Commission fixed today […]

Últimas

ADIADO – Odemira recebe VI Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos – 22 e 23 de Maio de 2020

Nos dias 22 e 23 de Maio de 2020, tem lugar em Odemira o VI Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos. […]

Nacional

Morreram seis pilotos no combate a fogos nos últimos 20 anos

Nas últimas duas décadas, morreram seis pilotos de aeronaves envolvidas o combate aos fogos florestais. Todos eram portugueses, sendo três de helicópteros e três dos monomotores Dromader, […]