Presidência Finlandesa do Conselho da União Europeia | 1 de julho a 31 de dezembro 2019

Presidência Finlandesa do Conselho da União Europeia | 1 de julho a 31 de dezembro 2019

[Fonte: GPP]

De 1 de julho a 31 de dezembro de 2019, a Finlândia assume a Presidência rotativa do Conselho da União Europeia, integrando-se no programa conjunto do trio constituído pela Roménia, Finlândia e Croácia.

O programa da Presidência articula-se em torno de quatro prioridades principais: Reforçar os valores comuns e o Estado de Direito, Tornar a UE mais competitiva e socialmente inclusiva, Reforçar a posição da UE enquanto líder global na ação climática e Proteger a segurança dos cidadãos de forma abrangente.

Tendo por base o lema “Europa sustentável, futuro sustentável”, a presidência finlandesa apresenta como objetivo fechar nomeadamente o acordo entre os 28 Estados Membros para definir 2050 como meta para a neutralidade carbónica, em linha com o definido no Acordo de Paris.

Tem como meta a finalização no outono 2019 das negociações do Conselho no âmbito do próximo Quadro financeiro Plurianual (QFP). Visando um equilíbrio que reflita ambas as novas prioridades políticas como as tradicionais, pretende contribuir para os objetivos comuns e prioridades políticas da União Europeia, respeitando os tetos acordados. Pretende igualmente avançar nas propostas setoriais relacionadas com o QFP.

Para saber mais, consulte o Programa da Presidência Finlandesa e o Calendário de eventos

Comente este artigo

O artigo Presidência Finlandesa do Conselho da União Europeia | 1 de julho a 31 de dezembro 2019 foi publicado originalmente em GPP.

Anterior BPI apoia projecto de expansão da exploração agrícola do Grupo Casa de Mateus
Próximo Movimento que defende afetados pelo fogo move ação popular contra o Estado

Artigos relacionados

Comunicados

Pinhal de Leiria – um enorme desafio

Nasceu de uma conversa com o Ministro da Agricultura no contexto da preparação da Agroglobal.
A tragédia do fogo de Outubro 2017 do Pinhal de Leiria pode abrir uma oportunidade para outras ocupações culturais de apreciável valor agrícola, […]

Notícias cadeia alimentar

A MERCADONA começa a testar o seu projeto de compra online em Valência

O novo “Laboratório” online, inicialmente disponível no centro da cidade de Valência, nasceu com o objetivo de testar, aprender e ir melhorando o serviço e expandi-lo gradualmente para o resto da cidade e arredores nos próximos meses
Este novo sistema de compras online, […]

Notícias Apoios

Governo regulamenta estatuto do jovem empresário rural

Foi hoje publicada a Portaria que regulamenta a atribuição do título de Jovem Empresário Rural (JER) e que define as zonas rurais para efeitos dessa mesma atribuição. […]