Preocupação dos consumidores com a biodiversidade pode ser catalisador de mudança na agroindústria

Preocupação dos consumidores com a biodiversidade pode ser catalisador de mudança na agroindústria

[Fonte: Vida Rural]

De acordo com o mais recente Eurobarómetro, a maioria dos europeus estão preocupados com a perda de diversidade. Dos 27 mil consumidores entrevistados, 70% dizem estar alerta para os problemas de biodiversidade, com 96% a referir que acredita ter uma responsabilidade para com a natureza.

Os consumidores europeus defendem ainda que a biodiversidade é indispensável para o setor produtivo e para o crescimento económico a longo prazo. De acordo com o relatório da UE, a ligação entre os sistemas de produção alimentar e a perda de biodiversidade é hoje melhor entendida do que em 2015, data em que realizou o último Eurobarómetro sobre o tema.

“As práticas agrícolas e florestais intensivas e o excesso de pesca – de longe os mais importantes impulsionadores da perda de biodiversidade – estão a começar a ser vistas como grandes ameaças à biodiversidade”, diz o estudo.

“A saúde do ecossistema do qual nós e quase todas as outras espécies dependem está a deteriorar-se mais rapidamente do que nunca. Estamos a corroer as bases das nossas economias, da segurança alimentar, da nossa saúde e da qualidade de vida em todo o mundo”, defende Robert Watson do Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services que recentemente emitiu um alerta sobre o “perigoso declínio da biodiversidade”.

O especialista diz que “através de grandes mudanças, a natureza ainda pode ser restaurada, conservada e usada de forma sustentável – isto também é crucial para responder à maioria dos objetivos globais.”

Comente este artigo

O artigo Preocupação dos consumidores com a biodiversidade pode ser catalisador de mudança na agroindústria foi publicado originalmente em Vida Rural.

Anterior VITIS 2018/2019 – NOVA DATA PARA REGISTO DE ALTERAÇÕES DE CANDIDATURAS
Próximo Agricultura conta com 699 milhões de euros

Artigos relacionados

Últimas

Preço dos produtos locais é obstáculo ao consumo, diz estudo

[Fonte: Vida Rural]

Apesar de terem confiança nos produtos locais, os portugueses dizem que o preço continua a ser um entrave ao seu consumo (72%). […]

Nacional

SKYNET investe em novas plataformas e renovação da frota

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

A SKYNET, empresa dedicada às entregas expresso, facturou em Portugal no ano passado 10 milhões de euros, […]

Nacional

Equipa do ISA publica lista de ferrugens em Portugal

Com este trabalho, Portugal está novamente entre os países com mais informação disponível de ocorrência de ferrugens. […]