Ministra da Agricultura garante que fornecimento está assegurado
Portugal produz cerca de 20 por cento dos cereais que consome, mas a ministra da Agricultura e Mar quer duplicar esse número. Entretanto, a governante garantiu, recentemente, que não irá haver ruturas no fornecimento, mas é de temer um aumento dos preços.
Maria do Céu Nunes disse recentemente que o País tem uma estratégia para duplicar a produção nacional de cereais, dos atuais 18 por cento, para 38 por cento. No entanto, segundo a ministra da Agricultura e do Mar, “Portugal não tem condições naturais, de solo e de clima, para poder ser competitivo com outras geografias, nomeadamente ao nível da Europa”.
Segundo a governante, o objetivo é “aumentar a autonomia estratégica”, que acredita ser possível “através de um conjunto de investimentos” que irão “estimular os agricultores a fazer, seja do ponto de vista da inovação, do desenvolvimento tecnológico, da melhoria da qualidade dos solos – que são pobres – seja através da disponibilização de água”, para haver “cereais regados”. O Governo irá ainda disponibilizar um apoio financeiro “para que os produtores possam fazer esta opção quando tiverem que fazer as suas sementeiras”.
Quanto à importação de cereais, Maria do Céu Antunes revelou que foram encontrados […]