Portugal Exportador: caminhos da exportação convergem no Centro de Congressos de Lisboa

A 14.ª edição do Portugal Exportador realiza-se já amanhã, 27 de Novembro, no Centro de Congressos de Lisboa. Será um dia completo a debater a exportação. Juntando empresas, associações, embaixadas, câmaras de comércio, startups e PME, o Portugal Exportador, em parceria com o Novo Banco e a Aicep Portugal Global, abre portas às 9 horas, com uma agenda de mais de oito horas de networking, B2B, workshops e cafés temáticos cujo tema central é a exportação.

A sessão inaugural do evento contará com a presença do ministro da Economia, Pedro Siza Vieira e do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e ainda do presidente da Fundação AIP (organizadora do evento), Comendador Jorge Rocha de Matos, o presidente do Novo Banco, António Ramalho e o Administrador da AICEP, António Silva.

O Portugal Exportador espera receber cerca de 1.000 visitantes profissionais, num espaço com mais de 100 expositores, 19 cafés temáticos, 11 workshops e mais de 120 oradores, nacionais e internacionais, confirmados.

Apoio às PME e startups

Prestar apoio às PME e startups que pretendem iniciar o seu processo de internacionalização, possibilitando-lhes as ferramentas necessárias para se iniciarem no caminho da exportação é o principal objectivo deste evento, que proporciona diversas acções de programação, organizadas de forma a que os visitantes profissionais possam retirar o maior proveito das mesmas: desde cafés temáticos sobre oportunidades em diferentes países, a consultoria internacional, com consultoras como a APP Advanced Produtos, Argos Consulting Network, European Consulting, Kopp Tec, Mais Incentivo e a própria AICEP e Novo Banco e até mesmo às B2B meetings com embaixadas, câmaras de comércio e empresas presentes, terminando com a possibilidade de B2B com Web Buyers de diferentes países como Paquistão, Brasil, Singapura, México, entre outros, o Portugal Exportador é dinâmico e incita ao networking.

Sobre o evento, o presidente da Fundação AIP, Comendador Jorge Rocha de Matos, refere as oportunidades que se encontram “num único dia e num espaço amplo minuciosamente organizado para facilitar essa experiência e a interacção com as várias partes interessadas. Em síntese, os principais objectivos consistem em estimular a internacionalização das empresas, em especial das PME; contribuir para alargar a base exportadora nacional; estimular a capacitação e reforço das competências exportadoras das empresas; reforçar a diversificação dos mercados de exportação; e, fortalecer o relacionamento com os vários parceiros indispensáveis à exportação e à internacionalização em geral”.

4 temas, 3 mercados e 3 sectores

Focado em quatro temas, três mercados e três sectores, o evento procurar renovar, edição a edição, o leque de conteúdos que apresenta. Nesta 14.ª edição, Angola, Alemanha e Espanha são os mercados que serão abordados; agro-alimentar, metalomecânica e eCommerce, os sectores; e Skills para a Exportação, Passos para a Exportação, Acordos UE com países terceiros, e Reino Unido: Brexit, os temas.

Angola apresenta-se no Portugal Exportador com uma comitiva empresarial composta por cerca de 30 empresários angolanos, a grande maioria do sector agro-alimentar, no evento para estabelecer contactos e possíveis negócios com empresários portugueses.

Esta comitiva é ainda composta por membros do Governo angolano, nomeadamente representantes do Ministério da Indústria de Angola.

Cafés Temáticos

Já no que toca aos Cafés Temáticos, conversas informais com a duração de 45 minutos, as temáticas variam de opções de logística, como ferramentas e dicas para o controlo das despesas de viagem, pela Air Europa, até questões de banca e financiamento como proteger o seu negócio internacional do risco cambial, pelo Novo Banco, passando por cafés temáticos de incentivos e oportunidades, como saber quais as oportunidades de negócio no Panamá, África do Sul, Guiné Bissau, Ucrânia, enumerando apenas alguns exemplos.

Reconhecendo a importância que as startups têm para a renovação do tecido empresarial do País, o Portugal Exportador possibilita, nesta 14.ª edição, que as mesmas se encontrem com Business Angels, uma iniciativa conjunta com a Link to Leaders.

Assim, as startups presentes no Portugal Exportador poderão agendar reuniões com alguns empresários com experiência no mercado angolano, espanhol e alemão.

O Portugal Exportador consolida-se já como o evento por excelência no que toca ao debate das diferentes envolventes da exportação, reunindo os principais players do sector e proporcionando aos visitantes todas as ferramentas, soluções e apoios necessários para as empresas que pretendem expandir o seu negócio.

Dia 27 de Novembro, das 9h00 às 19h00, no Centro de Congressos de Lisboa. Toda a programação disponível em www.portugalexportador.pt.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Feira Agrícola: Verona – Itália - 29 de janeiro a 1 de fevereiro
Próximo CANCELADA - 57ª Feira Nacional de Agricultura / 67ª Feira do Ribatejo - 6 a 14 de junho 2020 - Santarém

Artigos relacionados

Dossiers

Cotações – Bovinos – 5 a 11 de julho 2021

As cotações mais frequentes de novilhos e de novilhas, 12 a 24 meses, não se alteraram. Na região Trás-os-Montes, […]

Últimas

DG AGRI e PEI AGRI realizam Workshop “Cuidar do Solo é cuidar da vida”

A Direção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia (DG AGRI) e o Service Point da Parceria Europeia de Inovação (PEI AGRI) organizaram nos últimos dias 20 e 21 de outubro o Workshop “Cuidar do Solo é cuidar da vida”. […]

Internacional

Brasil: Polinização aumenta produção agrícola, mas depende de áreas de vegetação natural

No Brasil, estima-se que a polinização realizada por animais como abelhas, moscas e morcegos gere um valor econômico de 43 bilhões de reais por ano na agricultura. Em artigo […]