Portugal em segundo lugar no consumo de fruta na UE

Portugal em segundo lugar no consumo de fruta na UE

Portugal é o segundo país da União Europeia (UE) onde a população mais come fruta diariamente, ocupando também o quarto lugar no que toca ao consumo diário de legumes, acima da média comunitária.

Segundo divulgados pelo Eurostat, o gabinete de estatísticas da UE, 81% da população portuguesa consome fruta todos os dias em 2017 (dados mais recentes), sendo apenas ultrapassada por Itália, onde este consumo diário rondava os 85%.

No que toca ao consumo de legumes, Portugal fica em quarto lugar (com 78% da população a fazê-lo diariamente), apenas atrás da Irlanda (84%), Bélgica (84%) e Itália (80%).

Em ambos os consumos, a média comunitária é de 64%.

Em sentido contrário, os países com menor consumo de fruta eram, em 2017, a Letónia (35%), a Bulgária e a Lituânia (ambos com 37%).

Já a Hungria (30%), a Roménia (41%) e a Letónia (44%) eram os que menos comiam legumes.

Em toda a UE, uma em cada quatro pessoas (27%) comia fruta duas vezes por dia em 2017, enquanto 37% da população comunitária o fazia uma vez por dia e a restante 36% o fazia com menor frequência, pelo menos uma vez por semana.

Em menor número, 23% da população da UE comia vegetais duas vezes por dia nesse ano, enquanto 40% o fazia uma vez também diariamente.

Notícias relacionadas

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas, Legumes e Flores.

Comente este artigo
Anterior Programa Simplex+ 2019 cria “Balcão Único da Vinha”
Próximo Governo alarga seguro vitícola de colheitas aos Açores e à Madeira

Artigos relacionados

Eventos

Workshop “A Sustentabilidade em Projetos no Alto Douro Vinhateiro” – 26 de outubro – Vila Real

A Delegação Distrital de Vila Real promove o workshop “A Sustentabilidade no Alto Douro Vinhateiro” já no próximo dia 26 de outubro, pelas 14h30, na Quinta do Portal […]

Comunicados

Há dez anos a realizar o sonho na Chá Camélia

Dia 9 de outubro, a plantação Chá Camélia, criada por Nina Gruntkowski e Dirk Niepoort,  celebra uma década de vida. As portas abrem-se nesse dia com um programa recheado, […]

Nacional

Robôs do campo permitem chegar onde o Homem não consegue

No INESCTEC desenvolve-se tecnologia para facilitar a vida do agricultor. O vinho está na origem de um robô que permite fazer algumas práticas […]