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– 05-05-2007 |
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Portugal e Dinamarca t�m frota de pesca mais envelhecida da EuropaA Dinamarca e Portugal são os países europeus com os �ndices mais elevados de envelhecimento da frota de pesca, uma realidade dif�cil de mudar devido a constrangimentos legislativos, anunciou ontem o eurodeputado socialista Paulo Casaca. Na abertura de uma audi��o pública sobre a renova��o da frota de pesca, que decorreu na ilha do Pico, Paulo Casaca defendeu que falta aplicar o conceito de gestáo localizada para que a moderniza��o da frota possa decorrer de forma mais r�pida e de acordo com as necessidades de cada estado membro. "Penso que a Comissão Europeia j� deu sinais claros de que percebe este conceito", afirmou Paulo Casaca, acrescentando que até agora o poder de decisão tem estado todo concentrado em Bruxelas. O encontro, promovido pela delega��o portuguesa do Partido Socialista Europeu, visa o debate sobre "a renova��o e moderniza��o da frota no contexto de uma pesca sustent�vel" e troca de experi�ncias entre várias personalidades ligadas ao sector. Segundo disse, a legisla��o europeia estabelece limites máximos de capacidade da frota medidos em tonelagem de arquea��o bruta e pot�ncia dos motores, entre outros dispositivos de regula��o, aspectos que constituem instrumentos indispens�veis para garantir a sustentabilidade da pesca. O eurodeputado socialista, que promoveu a audi��o pública na ilha do Pico, foi nomeado relator respons�vel pela elabora��o da posi��o do Parlamento Europeu para atingir uma pesca sustent�vel. O presidente da Federa��o das Pescas nos A�ores, Liberato Fernandes, defendeu que apesar dos pescadores a�orianos estarem sensibilizados para a renova��o da frota h� ainda uma grande atraso nesta matéria nas ilhas. "Das nove ilhas, são Miguel � a que está mais atrasada em termos de moderniza��o", afirmou Liberato Fernandes, alegando que este facto se deve ao atraso na criação de condi��es nos portos de abrigo para acolher barcos cabinados. Segundo explicou, h� quatros anos atr�s não existiam embarca��es cabinados em Rabo de Peixe, um dos principais portos da ilha de são Miguel, mas hoje j� são mais de dez. "Os pescadores estáo sensibilizados, mas deparam-se ainda com v�rios dilemas", salientou, alegando que durante v�rios anos a renova��o da frota passava apenas pela substitui��o de embarca��es, sem as devidas condi��es de higiene a bordo, segurança e conforto para os pescadores e peixe. além de membros da Federa��o da Pesca dos A�ores, dirigentes associativos das organizações de pescadores e armadores, Governo a�oriano, ambientalistas e investigadores, participam, Também, deputados do parlamento regional e europeu.
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