No dia 29 de maio, realizou-se a primeira reunião técnica bilateral entre Portugal e Brasil, no âmbito do Memorando de Entendimento para a Promoção e Cooperação no Domínio do Vinho e Outros Produtos Vitivinícolas (MdE). Este acordo, assinado durante a XIV Cimeira Luso-Brasileira em fevereiro, visa estreitar a colaboração entre os Ministérios da Agricultura de ambos os países.
A reunião reforçou a já sólida parceria com as autoridades brasileiras, agora alargada ao setor do vinho. Contou com a participação do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, do Instituto da Vinha e do Vinho e do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV) do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil, enquanto pontos focais do MdE.
Os principais temas debatidos incluíram a simplificação dos procedimentos de regulação do mercado, a certificação e a rotulagem de vinhos, com o objetivo de facilitar o comércio e harmonizar normas entre os dois países. Além disso, foram acordadas diversas ações conjuntas para dar continuidade à cooperação e fortalecer o mercado de vinho entre Brasil e Portugal, que tem mostrado um crescimento significativo nos últimos anos.
Fonte: GPP