De 1 a 3 de Julho, o “salão off”, como lhe chama a organização, juntará 101 vignerons na Faculdade de Arquitectura do Porto. Com um produtor da Galiza como convidado especial.
São já dez anos de gastronomia, arte e, acima de tudo, vinhos. Pelo aniversário, o simplesmente… Vinhos – com a maiúscula no V –, evento assumidamente alternativo, regressa aos jardins da Casa Cor de Rosa da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP).
A edição de 2022 “marca um certo regresso à normalidade” e vai celebrar, em “low profile“, uma década de existência, como explica o mentor do projecto, João Roseira: “Quando começámos a preparar esta edição, ainda não havia segurança suficiente relativamente à pandemia para podermos fazer o que gostaríamos de ter feito. Por isso, vamos comemorar a sério na 11.ª edição.”
Este ano, o salão volta a contar com “o número mágico” de 101 vignerons, ou, como costumam escrever, 100+1, de forma a dar ênfase ao convidado especial. Este ano, há 91 produtores portugueses e dez espanhóis. O convite especial traz ao Porto a Resistência Viticulturista, da Península do Morrazo, na Galiza, produtor que apresentará o seu Enamorado Tinta Fêmea Tinto. João Roseiro justifica o convite: “É um vinho que, atrevo-me a dizer, 95% das pessoas que vão estar no simplesmente…Vinho nunca provaram. Chama-se Tinta Fêmea, é uma casta galega. E não podia ser mais atlântico, as vinhas estão mesmo na praia, na areia. Numa altura em que estão um bocado na moda os vinhos atlânticos, é quase impossível ter uma coisa mais atlântica do que um vinho que está na praia.”
Tinta Fêmea não dirá muito a muita gente, mas diz o Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde que “provavelmente” esta casta […]