Nota de Imprensa 5.9.2018
Ex.mos Senhores,
Em anexo a Plataforma Alentejo com a lista de primeiros subscritores actualizada, o trabalho do Professor e Investigador da Universidade do Algarve, Manuel Tão, que lhe dá suporte técnico e os esclarecimentos públicos feitos após 14 de Agosto pelo Secretariado da Plataforma.
Pela sua incontornável importância não podemos deixar de chamar a atenção de V. Ex.ªs para alguns aspectos relevantes da presente Plataforma Alentejo.
O primeiro são os objectivos estratégicos consubstanciados na “Estratégia Integrada de Acessibilidade Sustentável do Alentejo nas ligações Nacional e Internacional” os quais, sendo da maior importância para o desenvolvimento sustentável de todo o Alentejo, um terço do território nacional e metade do seu interior continental são, sobretudo, estratégicos e estruturantes para o País e para as ligações deste ao hinterland espanhol e à Europa.
Daí a proposta no sentido da sua inscrição como projectos de interesse nacional no PNPOT (versão 2018) e inscrição como investimentos prioritários no PNI2030, atendendo à sua natureza de interesse nacional.
O segundo é a expressiva composição dos seus primeiros signatários. Importantes empresários muitos dos quais dirigentes de Associações Empresariais, os mais altos responsáveis dos Centros de Saber de todo o Alentejo, destacadas personalidades do mundo académico entre os quais ex-Reitores de Universidades como Aveiro e Évora, Professores Catedráticos e Investigadores entre os quais eméritos especialistas em transportes e ordenamento do território de universidades tão distintas como a Universidade de Lisboa, de Coimbra, de Évora, do Algarve ou Beira Interior, Instituto Superior Técnico, Instituto Superior de Agronomia, Presidente e dirigentes do Turismo do Alentejo, dirigentes de Associações de Desenvolvimento Local, individualidades e cidadãos de reconhecido mérito civicamente empenhados na defesa dos superiores interesses do País e dirigentes dos principais Movimentos de Opinião que pugnam pelo desenvolvimento económico, social e cultural do Alentejo e pela sua preservação ambiental.
Entre os signatários da “Plataforma Alentejo – Estratégia Integrada de Acessibilidade Sustentável do Alentejo nas ligações Nacional e Internacional” pode ainda registar-se a presença de vários ex-ministros de diferentes governos, ex-governadores civis, ex-Presidentes e Vice-Presidentes da CCDRA, da Directora Regional da Cultura, ex-administradores de importantes e estratégicas infra-estruturas como o Porto de Sines e a EDAB ou um ex-Director Geral da Refinaria de Sines.
Ultrapassando já os mil subscritores no momento presente, a Plataforma Alentejo, no quadro das suas acções de sensibilização e mobilização da opinião pública, irá promover, no decurso do corrente mês de Setembro, várias iniciativas públicas as quais contarão com reconhecidos especialistas de diferentes especialidades.
A primeira dessas iniciativas irá decorrer em Beja, no Auditório do NERBE/AERBAL, no próximo dia 12 de Setembro de 2018, pelas 15 horas e contará com a participação do Professor e Investigador da Universidade do Algarve, Manuel Tão, especialista em ferrovia, do Professor Nuno Marques da Costa – Geógrafo, docente do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e do Engº Elio Bernardino – Mestre em Estruturas.
Confiantes no Vosso empenho na divulgação da Plataforma Alentejo e dos seus objectivos fundamentais para o desenvolvimento de todo o Alentejo, mas, sobretudo, estratégicos e estruturantes para o País e para as suas ligações internacionais, somos,
Cordialmente,
O Secretariado da Plataforma