A ministra do Ambiente e da Energia nomeou o até agora vice-presidente da APA, Pimenta Machado, para substituir Nuno Lacasta que saiu em janeiro, após 11 anos à frente da instituição.
A ministra Maria da Graça Carvalho procedeu à nomeação, em regime de substituição, dos novos dirigentes da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), Pimenta Machado e Paulo Carmona, respectivamente.
No caso da APA, um órgão “crucial para a implementação das políticas ambientais em Portugal inclusive a execução dos investimentos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Fundo Ambiental”, a escolha recaiu no vice-presidente José Carlos Pimenta Machado.
Quanto à DGEG, a ministra nomeou Paulo Carmona, que foi presidente da antiga Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC), desaparecida para dar lugar à ENSE (Entidade Nacional para o Sector Energético). A sua nomeação para a DGEG “é vista como um passo importante para reforçar a dinâmica que o Governo pretende incutir no sector da energia, especialmente num momento em que se enfrentam desafios cruciais, como a promoção das energias renováveis e a transição energética”, refere o comunicado do Ministério do Ambiente e Energia.
O artigo foi publicado originalmente em CAP.