Pedrógão: Teresa Morais critica Parlamento por ter abdicado de comissão de inquérito

Pedrógão: Teresa Morais critica Parlamento por ter abdicado de comissão de inquérito

[Fonte: Público]

Teresa Morais considera um “erro” o Parlamento ter prescindido de um inquérito sobre Pedrógão Grande

A deputada do PSD Teresa Morais criticou o Parlamento (e indirectamente o seu partido) por ter desenvolvido uma acção “manifestamente insuficiente” sobre a tragédia de Pedrógão Grande e a de outros incêndios florestais que se seguiram.

Numa declaração de voto sobre a proposta de instituir o dia 17 de Junho como o Dia em Memória das Vítimas dos Incêndios Florestais, a ex-vice-presidente do PSD disse não querer quebrar o consenso e votou a favor mas considerou que o projecto de resolução (aprovado por unanimidade) não ser mais do que um “acto simbólico”. 

“O Parlamento errou quando prescindiu de constituir uma comissão de inquérito que apurasse todas as responsabilidades políticas e todas as falhas das entidades públicas envolvidas”, escreveu a deputada. Teresa Morais não o referiu, mas foi o PSD (ainda sob a liderança de Passos Coelho) que propôs a criação de uma comissão técnica independente – e não uma comissão parlamentar de inquérito – para apurar o que se passou com o incêndio de 17 de Junho que provocou a morte a 66 pessoas. A proposta foi aprovada com os votos do PS, PS, BE e CDS. PCP votou contra. PEV e PAN abstiveram-se.

A deputada social-democrata considerou que “a tragédia de Pedrógão e todas as que se seguiram, revelando a incapacidade dos poderes públicos de aprenderem com os seus próprios erros, não pode valer menos do que a situação financeira de um banco ou as rendas excessivas no sector energético”, duas matérias que foram alvos de comissões de inquérito, que têm poderes de investigação judicial.

O projecto de resolução que recomenda a instituição do Dia da Memória das Vítimas dos Incêndios Florestais foi proposto pelo Presidente da Assembleia da República e aprovado por unanimidade na semana passada. 

Comente este artigo

O artigo Pedrógão: Teresa Morais critica Parlamento por ter abdicado de comissão de inquérito foi publicado originalmente em Público.

Anterior Carro em chamas em incêndio florestal em Samora Correia
Próximo Cristas defende aumento da comparticipação nacional nos apoios à agricultura

Artigos relacionados

Nacional

Seminário final do projecto de promoção do azeite do Alentejo em mercados externos

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

O Convento do Espinheiro, em Évora, acolhe, às 17h00 de 29 de Agosto, o “Seminário Final do Projecto Promoção do Azeite do Alentejo em Mercados Externos”. Este evento é organizado pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (Cepaal). […]

Nacional

Centenas de jovens agricultores queixam-se de falta de apoio e investimento do Governo

[Fonte: Porto Canal]
Centenas de jovens agricultores estão há três anos à espera de financiamento para projectos já aprovados no âmbito do Plano de Desenvolvimento Rural 2020, sendo que um dos sectores com mais atrasos é o da produção de leite. O Norte do país não é excepção e queixa-se de falta de apoio e investimento por parte do Governo. […]

Nacional

Congresso “Empreendedorismo Agrícola em Zonas de Baixa Densidade” em Peso da Régua

[Fonte: Gazeta Rural]


A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, em resposta à necessidade de renovação do tecido empresarial agrícola e dinamização do empreendedorismo agrícola em zonas de baixa densidade, tem em curso um conjunto de iniciativas desenvolvidas no âmbito do projeto intitulado “AJAP – […]