Pedrógão Grande já é o maior incêndio de sempre em Portugal

O EFFIS, do Centro de Investigação Comum da Comissão Europeia, que apresenta as áreas ardidas cartografadas em imagens de satélite (com uma resolução espacial de 250 metros), mostra que o incêndio que começou em Escalos Fundeiros, concelho de Pedrógão Grande, e alastrou depois aos concelhos vizinhos de Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, tinha até hoje 25.969 hectares de área ardida.

Em 2016, o incêndio que começou em Arouca, no distrito de Aveiro, e evoluiu para o concelho de S. Pedro do Sul, em Viseu, consumiu 21.910 hectares e foi aquele que registou a maior área ardida no ano passado, segundo dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Os dados estimados nesta tragédia na vila de Pedrógão Grande ultrapassam os dos incêndios de 2012 em Tavira, e de 2003 na Chamusca, os dois maiores fogos até hoje em Portugal.

O fogo de Cachopo, em Tavira, em Julho de 2012, passa agora a ser o segundo maior, com 24.843 hectares de área ardida, seguido pelo de Ulme, na Chamusca, que destruiu 22.190 hectares.

O último balanço do fogo que começou no concelho de Pedrógão Grande dá conta de 63 mortos civis e 135 feridos.

Há ainda dezenas de deslocados, estando por calcular o número de casas e viaturas destruídas.

Este incêndio alastrou também para os distritos vizinhos de Castelo Branco, pelo concelho da Sertã, e Coimbra, pelo município de Pampilhosa da Serra.

Segundo o EFFIS, que através de imagens de satélite contabiliza quase em tempo real a área ardida, o fogo no concelho da Pampilhosa da Serra consumiu 7.310 hectares, enquanto o incendio da Sertã tem 481 hectares de área ardida.

Comente este artigo
Anterior CNA reclama “medidas excecionais” para “situação excecional” em Pedrógão Grande
Próximo Adega Mayor premiada em vários concursos nacionais e internacionais

Artigos relacionados

Últimas

Incêndios: Prejuízos na floresta superiores a 84 milhões de euros

[Fonte: Correio da Manhã]

A maior fatia dos prejuízos decorrentes dos incêndios na região Centro advém da floresta e contabiliza 84 milhões de euros dos quase 200 milhões hoje anunciados pelo Governo.
De acordo com o relatório elaborado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, […]

Nacional

Incêndios: Governo está preparado para arrancar com projeto piloto de cadastro

[Fonte: Correio da Manhã]

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que o Governo está preparado para arrancar com o projeto piloto de realização do cadastro no território afetado pelos incêndios de Pedrógão Grande e de Góis.
“Já estamos preparados para arrancar, […]

Nacional

Veterinária faz sessão de esclarecimento sobre Rotulagem dos géneros alimentícios

[Fonte: Agricultura e Mar]
A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária vai realizar na próxima sexta-feira, dia 7 de Abril de 2017, pelas 15 horas, uma sessão de esclarecimento sobre “Rotulagem dos géneros alimentícios”. A sessão é destinada a empresários da área de hotelaria, restauração e bebidas, […]