Parlamento aprova fim dos plásticos na venda de pão, fruta e legumes

Parlamento aprova fim dos plásticos na venda de pão, fruta e legumes

[Fonte: Observador]

O Parlamento aprovou por unanimidade o projeto de lei de “Os Verdes” para proibir sacos de plástico ultraleves e cuvetes de esferovite no comércio de pão, fruta e legumes, em junho de 2020.

Parlamento aprovou esta quinta-feira por unanimidade, na generalidade, o projeto de lei de “Os Verdes” para proibir sacos de plástico ultraleves e cuvetes de esferovite no comércio de pão, fruta e legumes, em junho de 2020.

O diploma vai baixar agora à 11.ª comissão parlamentar (Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação) para discussão e eventuais alterações em sede de especialidade.

O projeto de lei determina a necessidade de alternativa à disponibilização de sacos de plástico ultraleves e de cuvetes em plástico nos pontos de venda de pão, frutas e legumes, ficando as superfícies comerciais sujeitas a contraordenações e respetivas coimas, a definir posteriormente pelo Governo, em caso de desrespeito.

Sob a mira de “Os Verdes” estão “sacos de plástico ultraleves — os sacos de plástico com espessura inferior a 15 mícron, disponibilizados como embalagem primária para pão, frutas e legumes a granel” e as “cuvetes — embalagem ou recipiente descartável, geralmente envolvido em plástico ou em poliestireno expandido (esferovite), destinado a agrupar ou acondicionar pão, frutas e legumes”.

Comente este artigo
Anterior U. Extremadura pide ampliar el plazo de solicitudes de las ayudas de la PAC hasta el 15 de mayo
Próximo Intervenção da ADACO permite que os Orizicultores possam fazer a sua sementeira a tempo e horas

Artigos relacionados

Nacional

​Carne de vacas doentes exportada pela Polónia pode ter chegado a Portugal

[Fonte: Rádio Renascença]

Portugal foi um dos 10 países que recebeu carne de vacas doentes abatidas na Polónia. A informação é avançada pela agência Reuters que cita as autoridades veterinárias polacas.
Em conferência de imprensa, Pawel Niemczuk, responsável máximo da veterinária polaca, […]

Dossiers

Citrinos do Algarve ganham mais organização

[Fonte: Voz do Campo]
A campanha dos citrinos no Algarve não arrancou da melhor maneira, depositando-se agora expectativa na fruta de primavera, normalmente de calibres superiores. Mas, paralelamente à produção há um vasto trabalho de promoção e valorização que tem de ser feito constantemente e que historicamente tem acontecido de forma muito individualizada. […]

Últimas

Regantes procuram otimizar ao máximo a eficiência no transporte e distribuição de água

“Já existe em Portugal uma matriz comum de avaliação da eficiência do uso da água e da energia em sistemas urbanos de abastecimento de água, desenvolvida pelo LNEC. A FENAREG entendeu ser de todo o interesse juntar-se a estes e outros investigadores para desenvolver uma matriz que se aplique aos usos agrícolas, […]