Os pagamentos aos setores agroflorestal e das pescas ultrapassaram os 190 milhões de euros este mês, incluindo os adiantamentos do Pedido Único 2023, no valor de 70 milhões de euros, anunciou hoje o Ministério da Agricultura.
“Em outubro, o Ministério da Agricultura e Alimentação procedeu a pagamentos aos setores agroflorestal e das pescas num montante que ultrapassa os 190 milhões de euros”, anunciou, em comunicado, o executivo.
Este valor integra os pagamentos de adiantamentos do Pedido Único de 2023, no montante de 70 milhões de euros, e o apoio à apicultura, que totaliza quase dois milhões de euros.
Destaca-se ainda, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA), o pagamento de 18,6 milhões de euros, referentes à destilação de crise.
Somam-se, no âmbito Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), 22,3 milhões de euros da garantia de apoios ao investimento para a modernização das explorações, reforço da sua viabilidade e aumento da capacidade de resposta aos desafios associados, como os efeitos das alterações climáticas.
Acrescem sete milhões de euros em pagamentos no contexto do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP).
“Estes números refletem o nosso total empenho em apoiar os setores da agricultura e das pescas. […] Numa altura em que se discute a proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano, corroboramos, mais uma vez, o foco em minimizar os impactos das sucessivas crises e, simultaneamente, em criar mais e melhores condições ao investimento, ao crescimento e ao fortalecimento da atratividade e consequentemente rejuvenescimento”, afirmou, citada no mesmo comunicado, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.
Pagamentos aos setores Agroflorestal e das Pescas em outubro