Opinião: Cercados pelo fogo

Opinião: Cercados pelo fogo

 

João Vaz

A cena passou-se no Saltadouro, zona arborizada de Tavarede, durante o último grande incêndio florestal no concelho da Figueira, foi em 2005. As chamas aproximavam se de uma casa cercada de mato e pinheiros. À volta da casa, uma infinidade de materiais combustíveis (plásticos, veículos) e botijas de gás. Os habitantes da casa estavam de “cabeça perdida”, sem saber o que fazer. Felizmente, os bombeiros chegaram a tempo de apagar as chamas que se aproximavam.

Nessa altura, apercebi-me que as pessoas que moram nesta situação, rodeadas de floresta, não estão informadas nem preparadas para uma situação de incêndio. Nunca ninguém lhes ensinou o que fazer em caso de incêndio, não têm um plano básico de emergência. Será que hoje estamos mais bem preparados e as populações mais vulneráveis tiveram formação? Ou continua tudo na mesma?

O professor Xavier Viegas (Universidade de Coimbra) faz investigação sobre incêndios florestais. Escreveu o livro “Cercados pelo fogo”, que conta a trágica “história” das pessoas, entre bombeiros e populares, que sucumbiram durante incêndios florestais. Impressiona a quantidade de gente que morreu por não saber o que fazer em caso de incêndio. “Permanecer dentro de casa é sempre a melhor opção. Janelas e portas fechadas.”

Termino com uma nota positiva: “As alterações propostas pelos munícipes para as zonas abrangidas pela Carta de Incêndios foram todas rejeitadas”, na revisão do PDM. Haja bom senso!

Comente este artigo
Anterior La ola calor da “alegría” a la producción y venta de sandía y melón
Próximo Workshop "agroalimentar - desafios para criação de valor" - 05 de Julho - Lisboa

Artigos relacionados

Últimas

Pedrógão Grande: Ministério da Agricultura ajuda no levantamento de prejuízos a partir de segunda-feira

Pedrógão Grande, Leiria, 24 jun (Lusa) — Técnicos do Ministério da Agricultura deslocam-se na segunda-feira e na terça-feira a Pedrógão Grande para colaborarem no preenchimento da ficha de levantamento dos prejuízos de incêndios em explorações agrícolas e pecuárias, foi hoje anunciado.

Um incêndio de grandes dimensões começou no dia 17 em Pedrógão Grande e provocou 64 mortos e mais de 200 feridos. […]

Últimas

O leite precisa de resgate? – Nuno Alvim

[Fonte: Público]
Nuno Alvim é activista e presidente da Associação Vegetariana Portuguesa, um confesso idealista e também um nadinha realista.

A verdadeira campanha informativa seria uma que reconhecesse que o leite é um tipo de alimento que, não obstante o seu bom aporte nutricional e certos benefícios associados, […]

Nacional

Projecto de integração social através da viticultura

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]
Germinar é um projecto que visa a integração social de jovens e adultos com dificuldade intelectual e de desenvolvimento, através da sua integração no trabalho em vinhas na zona de Valença. Pretende-se assim «promover o seu desenvolvimento pessoal, […]