Opinião: Cercados pelo fogo

Opinião: Cercados pelo fogo

 

João Vaz

A cena passou-se no Saltadouro, zona arborizada de Tavarede, durante o último grande incêndio florestal no concelho da Figueira, foi em 2005. As chamas aproximavam se de uma casa cercada de mato e pinheiros. À volta da casa, uma infinidade de materiais combustíveis (plásticos, veículos) e botijas de gás. Os habitantes da casa estavam de “cabeça perdida”, sem saber o que fazer. Felizmente, os bombeiros chegaram a tempo de apagar as chamas que se aproximavam.

Nessa altura, apercebi-me que as pessoas que moram nesta situação, rodeadas de floresta, não estão informadas nem preparadas para uma situação de incêndio. Nunca ninguém lhes ensinou o que fazer em caso de incêndio, não têm um plano básico de emergência. Será que hoje estamos mais bem preparados e as populações mais vulneráveis tiveram formação? Ou continua tudo na mesma?

O professor Xavier Viegas (Universidade de Coimbra) faz investigação sobre incêndios florestais. Escreveu o livro “Cercados pelo fogo”, que conta a trágica “história” das pessoas, entre bombeiros e populares, que sucumbiram durante incêndios florestais. Impressiona a quantidade de gente que morreu por não saber o que fazer em caso de incêndio. “Permanecer dentro de casa é sempre a melhor opção. Janelas e portas fechadas.”

Termino com uma nota positiva: “As alterações propostas pelos munícipes para as zonas abrangidas pela Carta de Incêndios foram todas rejeitadas”, na revisão do PDM. Haja bom senso!

Comente este artigo
Anterior Carta aberta ao primeiro-ministro de Portugal
Próximo Workshop "agroalimentar - desafios para criação de valor" - 05 de Julho - Lisboa

Artigos relacionados

Cotações PT

Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 20 a 26 Abril 2020

Após a redução da cotação média nacional dos borregos de <12 kg ocorrida na passada semana (-17 cêntimos / kg), verificou-se uma quebra [...]

Nacional

Comité misto de uva de mesa reúne-se na Fruit Attraction 2019

Durante a 11.ª edição da Fruit Attraction, feira internacional que tem lugar em Madrid (Espanha) de 22 a 24 de Outubro, […]