A Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) lançou, no passado dia 21, Dia Mundial da Árvore e da Floresta, uma plataforma online de apoio aos proprietários de áreas de montado confrontados com as alterações climáticas. O projecto tem a designação de Life Montado-Adapt.
O projeto transfronteiriço Life Montado-Adapt está no terreno desde 2016 e pretende contribuir para a preservação deste ecossistema agroflorestal que ocupa uma grande parte do território do sudoeste da Península Ibérica, sobretudo na região do Alentejo e nas regiões espanholas da Andaluzia e Extremadura.
Maria Bastidas, coordenadora do projeto disse ao “Diário do Alentejo” que o equilíbrio natural deste sistema “depende de uma correta gestão e exploração sustentável dos seus recursos naturais”, que têm vindo a sofrer alterações na sua forma de gestão, como consequência de alterações tecnológicas e socioeconómicas e “impulsionado o abandono ou a intensificação das áreas de montado” e que leva à sua degradação.
Acresce que a estas novas práticas se juntam as alterações climáticas o que desafia os proprietários a adaptar a sua gestão de forma a manter o equilíbrio e sustentabilidade dos montados. O aumento na frequência, intensidade e duração das secas, a redução nos níveis de precipitação e a subida das temperatura na região mediterrânica, que tenderá a agravar-se no futuro, torna “necessário introduzir novas práticas na gestão dos montados, tendo em vista a redução da vulnerabilidade […]
Continue a ler este artigo no Diário do Alentejo.
Lançamento da Plataforma de Apoio à Decisão para a Adaptação dos Montados às Alterações Climáticas