A ADACB — Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco e a Confraria do Azeite da Cova da Beira reuniram conjuntamente, dia 18 de Novembro, com Nuno Russo, secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural. Defendem a criação de um Grupo de Trabalho para o desenvolvimento do olival tradicional.
Nesta reunião houve a oportunidade de “colocar de viva voz as preocupações dos olivicultores da Beira Baixa e evidenciar a importância da fileira do azeite e da agricultura na economia regional”, refere uma nota de imprensa da Associação.
E acrescenta que “foi consensual que o olival tradicional tem um grande potencial que importa dinamizar de forma a mitigar o despovoamento, melhorar a dieta alimentar da população e combate as alterações climáticas”.
Estas Associações defenderam ainda, junto de Nuno Russo, a “necessidade urgente de mais apoios públicos para o sector propondo a constituição de um Grupo de Trabalho que possa consensualizar propostas concretas para o desenvolvimento do olival tradicional na Beira Baixa”.
O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.