Olivicultores da Beira Baixa explicam as suas preocupações a Nuno Russo

Olivicultores da Beira Baixa explicam as suas preocupações a Nuno Russo

A ADACB — Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco e a Confraria do Azeite da Cova da Beira reuniram conjuntamente, dia 18 de Novembro, com Nuno Russo, secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural. Defendem a criação de um Grupo de Trabalho para o desenvolvimento do olival tradicional.

Nesta reunião houve a oportunidade de “colocar de viva voz as preocupações dos olivicultores da Beira Baixa e evidenciar a importância da fileira do azeite e da agricultura na economia regional”, refere uma nota de imprensa da Associação.

E acrescenta que “foi consensual que o olival tradicional tem um grande potencial que importa dinamizar de forma a mitigar o despovoamento, melhorar a dieta alimentar da população e combate as alterações climáticas”.

Estas Associações defenderam ainda, junto de Nuno Russo, a “necessidade urgente de mais apoios públicos para o sector propondo a constituição de um Grupo de Trabalho que possa consensualizar propostas concretas para o desenvolvimento do olival tradicional na Beira Baixa”.

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Live-stream: O papel do aconselhamento agronómico em Portugal. Como evoluíram os métodos?
Próximo Os princípios da Proteção Integrada

Artigos relacionados

Últimas

Universidade de Évora aposta em olival mais resiliente às alterações climáticas

Um projeto liderado pela Universidade de Évora quer tornar o olival mais resiliente face às alterações climáticas e está a definir uma estratégia sustentável para gerir pragas, que pode incluir […]

Últimas

Vem aí o visto “green” para os estrangeiros que investirem na floresta

Não há referência à possibilidade se serem introduzidas limitações à componente imobiliária nas grandes cidades.

Depois de várias “retoques” ao regime das autorizações de residência para investimento (ARI), […]

Nacional

AJAP promove Seminário Jovem Empresário Rural em Alfândega da Fé

O Seminário Jovem Empresário Rural, com o mote “Cultivar ideias, dinamizar o espaço rural”, vai ter lugar na Casa da Cultura Mestre José […]