Decorreu esta sexta-feira, dia 6 de setembro, no salão da Junta de Freguesia de Espite, a reunião final com os proprietários e demais titulares de direitos reais, quem exerça poderes de representação e os produtores florestais identificados na área territorial abrangida pela AIGP, e onde foi votada e aprovada por maioria, a proposta de OIGP.
Depois da sessão de apresentação e de três sessões de esclarecimento durante a Consulta Prévia, este foi o momento final que materializou a criação da Operação Integrada de Gestão da Paisagem Serras de Norte de Ourém. Luís Miguel Albuquerque voltou a reforçar a pertinência da iniciativa, apontando fatores como a prevenção de fogos florestais, o retorno financeiro aos proprietários e a definição de um plano de ação a longo prazo que permita valorizar e proteger a floresta.
Esta OIGP, hoje aprovada, tem a ADN – Associação de Desenvolvimento Serras Norte de Ourém como entidade gestora responsável e esteve em consulta pública de 15 de julho a 28 de agosto, período em que decorreu a recolha de sugestões dos proprietários, produtores florestais abrangidos, demais titulares de direitos reais, ou quem exerça poderes de representação.
A Área Integrada de Gestão da Paisagem (AIGP) Serras do Norte de Ourém, promovida pelo Município de Ourém, foi criada em 2021 e abrange as freguesias de Espite, Urqueira e União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos, numa área de 2.931 hectares.
A informação completa sobre a proposta de OIGP Serras de Norte de Ourém está disponível no site da DGT e no site da ADN – SNO.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.