É cada vez mais difícil chegar ao final do mês com dinheiro a sobrar. O aumento de preços obriga a mudar hábitos. Mas o que justifica esse aumento? É o que pode perceber no “Essencial” desta quinta-feira, no Jornal da Noite da SIC.
Nos últimos meses, as famílias portuguesas sentem mais dificuldade em suportar os custos com a alimentação. Depois de o Governo ter avançado com o IVA Zero em alimentos essenciais, os consumidores pouco sentiram a mudança. Mesmo que a medida esteja a contribuir para a recente descida da inflação.
Nos últimos tempos, a fatura da alimentação em casa de Ana e André Gomes, com quem a SIC falou, aumentou 150 euros mensais. Por mais contas que façam, há certos alimentos que nunca ou quase nunca vão à mesa.
É cada vez mais difícil chegar ao final do mês com algum dinheiro a sobrar.
Mesmo na sequência da pandemia ou da guerra na Ucrânia, a escalada dos preços é incompreensível não só para os consumidores.
Em abril deste ano, o Governo tomou a medida tardia em relação a outros países europeus de estabelecer uma lista de produtos com IVA Zero. No entanto, a informação na hora da venda não é sempre clara e chega a ser enganadora.
É “Essencial” perceber quais são as reais justificações dos aumentos e o que está a acontecer em cada uma das fases da cadeia de abastecimento, desde a produção até à venda.