Os Açores são um dos poucos locais do mundo onde as vacas andam livres todo o ano. E isso reflete-se na qualidade e quantidade do leite produzido.
O desafio foi lançado. Ir até Ponta Delgada, São Miguel, e comprovar, in loco, que as vacas do Terra Nostra pastam livremente. Todos os dias do ano. Algo que acontece em apenas três locais a nível mundial. E os Açores são um deles.
Tendo por base esta especificidade, e a importância que tem ao nível da sustentabilidade, mas também da consciência animal – uma preocupação que ganha cada vez mais adeptos – a Terra Nostra criou uma campanha em que as pessoas podem ligar para um número e falar com o Eduardo. Trata-se de uma pessoa real. Na verdade, um dos 140 produtores certificados do Programa Leite de Vacas Felizes Terra Nostra. José Eduardo Pereira vem de uma família ligada às vacas há várias gerações. Hoje seis dos 12 irmãos dedicam-se a esta atividade. No caso do Eduardo, faz parte do programa “Vacas Felizes”, que obriga a cuidados extra.
A campanha é simples. Foi criado um número para o qual as pessoas que querem conhecer as vacas felizes devem ligar até 31 de maio. A probabilidade de efetivamente conseguirem falar com o Eduardo é remota, porque ele está no campo, a acompanhar os animais. Mas irá selecionar as mensagens que lhe parecerem mais interessantes e os autores poderão conhecer a vida de um produtor de leite dos Açores.
Os “vencedores” terão a oportunidade de receber uma viagem até à Ilha das Vacas Felizes, onde podem conhecer o Eduardo, visitar as suas cem vacas felizes na pastagem e ver “com os seus próprios olhos” o trabalho diário desenvolvido para garantir que a Terra Nostra entrega o melhor da pastagem. E perceber que cada uma tem o seu próprio nome e que o Eduardo conhece-as a todas.
Mas não se trata apenas de ir até lá e perceber que as vacas têm total liberdade. Liberdade para “passear” pelos campos, para comer, para descansar, mas, também, para quando é altura, seguirem a sua líder – há sempre uma – e irem até “casa” onde lhes é retirado o leite. Algo essencial para não terem infeções que, se não forem […]