As obras do novo centro de processamento de banana de São Martinho, no Funchal, que começaram hoje, representam um investimento de cerca de 5,6 milhões de euros e deverão estar concluídas dentro de ano, segundo o Governo da Madeira.
“Este é um investimento estruturante para o setor”, disse o secretário da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Humberto Vasconcelos, que visitou hoje o local.
O governante referiu que “a tecnologia que será implementada cumpre com as regras e critérios do mercado, nomeadamente no que concerne à qualidade e ao fundamental aumento da capacidade de tratamento em condições de certificação exigidas”.
A nova estrutura, localizada junto ao Mercado abastecedor do Funchal, representa um investimento na ordem dos “5,6 milhões de euros a fundo perdido, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira [PRODERAM]”.
De acordo com os dados disponibilizados, o novo centro “terá capacidade para processar 100 toneladas de banana por dia e contará com seis linhas de processamento, cinco convencionais e uma biológica”.
O centro abrangerá uma área de 6.000 metros quadrados e “deverá ficar concluído dentro de sensivelmente um ano”, acrescentou Humberto Vasconcelos.