A Cascais Ambiente inaugurou em Março mais uma horta comunitária, desta vez no Bairro de São Miguel das Encostas, em Carcavelos. Esta horta vai permitir que mais 14 famílias usufruam de produtos hortícolas produzidos pelas suas próprias mãos.
“Hoje são mais de 2000 os munícipes candidatos a hortas, por isso, temos vindo a acelerar a criação de espaços como este”, explicou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, durante a inauguração. O autarca salientou ainda que “as hortas são também espaços de coesão e partilha, possibilitando criar comunidades mais fortes e com a vantagem de, no final do dia, levarem para casa um produto da horta fresco e saudável”.
Além das 14 novas hortas, o Bairro de São Miguel das Encostas conta ainda com uma vinha e um olival (45 árvores) de produção comunitária, isto é, com um regime semelhante ao das hortas. Em concreto, cada produtor comunitário tem o dever de manter e cuidar de um determinado número de videiras ou oliveiras, que lhe é atribuído, sendo que a vinha e olival foram previamente plantadas pela autarquia.
A vinha e o olival estão enquadrados num espaço com perto de 10 mil m2 – o Jardim das Oliveiras – que foi inaugurado em setembro de 2017 e conta com várias zonas de estadia e recreio, nomeadamente um ginásio ao ar livre, um dogpark e um parque infantil natural (construído com a reciclagem de árvores provenientes de abates e aproveitamento de blocos de pedras das escavações).
Este projeto enquadra-se na estratégia Terras de Cascais, que soma já 23 hortas comunitárias, e um total de cerca de 500 horticultores. A estratégia de Cascais para a promoção da agricultura urbana tem ainda na sua alçada a Horta Associativa do Bairro da Adroana, com 46 parcelas, que é gerida diretamente pela população cumprindo um caderno de encargos definido pela autarquia.
Da Terras de Cascais fazem também parte 2 Vinhas Comunitárias, com 14 munícipes responsáveis por 25 cepas (cada um) e um Pomar Comunitário, com 6 munícipes responsáveis por 6 arvores, cada. Mais informações sobre a estratégia Terras de Cascais podem ser consultadas aqui.