O projeto já está concluído e visa dar resposta aos concelhos de Viseu, Penalva do Castelo, Mangualde e Nelas. Apesar do ministro do Ambiente cooperar, ainda não há data para o início da empreitada.
O presidente da Câmara de Viseu lamenta que o Governo ainda não tenha encontrado forma de pagar as obras da nova barragem de Fagilde. Fernando Ruas diz que a autarquia já tem o projeto pronto para uma obra essencial para a região.
O autarca de Viseu lamenta que ainda não esteja encontrada uma forma de financiamento para nova barragem de Fagilde. A Câmara já concluiu o projeto para a construção e Fernando Ruas diz que a “bola” está agora do lado do Governo.
Desde 2017, o país tomou consciência que a atual barragem de Fagilde já não chega para servir os concelhos de Viseu, Penalva do Castelo, Mangualde e Nelas. A construção da nova barragem está, seis anos depois destas imagens, mais próxima, mas ainda sem uma data prevista.
A autarquia de Viseu investiu 150 mil euros num protocolo com o Estado central para fazer o estudo de planeamento para a nova obra, agora cabe ao Governo meter mãos à obra. O autarca de Viseu fala num ministério do Ambiente cooperante, mas sem uma resposta definitiva para os municípios.
A SIC questionou o ministério do Ambiente sobre se está definido o modelo de financiamento e quando poderá avançar a obra. O gabinete do ministro Duarte Cordeiro garantiu que ainda esta sexta feira será enviada uma resposta.