Serviços e sustentabilidade da floresta em Portugal é o título da quarta conferência do ciclo Diversidade Biológica, Desertificação e Sustentabilidade organizado pelo Instituto de Altos Estudos da Academia das Ciências de Lisboa. Palestra de João Azevedo, do Centro de Investigação de Montanha do Politécnico de Bragança, pode ser vista às 18h00 desta terça-feira por zoom.
Portugal é um país mais florestado do que os outros países da Europa do Sul?
Apesar da sua área florestal absoluta (3,3 milhões de hectares) não ser comparável à dos países muito maiores em área, em termos relativos, Portugal é dos países com mais floresta entre os países da União Europeia e da Europa. No Sul da Europa, Portugal é o segundo país com maior percentagem da sua superfície ocupada por floresta (36%), a seguir à Espanha (37%), estando acima de países como a Croácia (34%), Itália (32%), França (31%) ou Grécia (30%).Tal pode ser surpreendente, considerando os incêndios que têm afetado o nosso país ao longo das últimas décadas.
Qual a diversidade dessa floresta? Não é apenas uma divisão norte/sul, pois não?
A floresta em Portugal não é muito diversa. Só o eucaliptal e o pinhal de pinheiro bravo, representam praticamente metade da área florestal do país. Mais de 80% dessa área é ocupada por apenas quatro tipos de floresta: eucaliptal, pinhal e montado de sobro e azinho. Contudo há muitos outros tipos de floresta em Portugal e há regiões (como Trás-os-Montes) onde a floresta é mais diversa. Há diferenças em termosecológicos entre o Norte e o Sul (e entre o litoral e o interior e áreas de montanha e áreas baixas) que explicam parcialmente a distribuição das espécies, mas devemos considerar ainda o regime e estrutura da propriedade e as políticas seguidas e os investimentos económicos realizados durante o séc. XX para compreende a reduzida diversidade geral.
Função […]
SIGA A CONFERÊNCIA AQUI
Password: 495364
Meeting ID: 854 1795 0070