Trabalho de preservação da biodiversidade realiza-se junto da fauna e da flora. A águia-de-Bonelli é protegida há mais de 16 anos.
Há 16 anos, a The Navigator Company integrou um projeto LIFE de proteção da águia-de-Bonelli (Aquila fasciata). Finalizada a iniciativa, a companhia manteve o compromisso de manter medidas de proteção que incluem uma área de proteção em redor dos ninhos existentes nas propriedades que gere, na qual não existem atividades florestais impactantes durante o período de nidificação, entre 1 de dezembro e 31 de maio. Também promove a melhoria do habitat para a águia, fomentando as espécies que são presas desta ave e mantendo bosquetes de eucaliptos altos para que tenha alternativas de nidificação.
Há 12 anos que são feitas monitorizações regulares. A águia-de-Bonelli mantém dois a três ninhos por território e a população tem-se mantido estável, mas com tendência positiva. Na Serra d’Ossa existe um ninho histórico em eucalipto, com muitos anos, e em Odemira existem três, um deles em rocha e os outros em grandes eucaliptos, que a Navigator protege para garantir a salvaguarda do habitat.
A águia-de-Bonelli mantém dois a três ninhos por território e a população tem-se mantido estável, mas com tendência positiva.
A Navigator também adequa a sua gestão de forma a minimizar os impactos sobre outras espécies, como o açor e o bútio-comum, que também nidificam nos eucaliptais, enquanto muita outra fauna se desenvolve nas áreas de proteção das zonas húmidas. No âmbito deste trabalho de promoção da biodiversidade, na zona de Odemira destacam-se duas propriedades inseridas no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina onde é realizado o levantamento da fauna, flora e habitats e a conservação de linhas de água, e de carvalhais, de sobreirais e de zimbrais. “Nestes e outros territórios o nosso compromisso é aumentar as áreas de proteção e fazermos corredores ecológicos interligados entre as zonas de plantação”, explica Nuno Rico, responsável da área de Conservação da Biodiversidade na Navigator. “Conseguimos, assim, aliar a conservação da biodiversidade com a produção, indo assim de encontro a uma gestão florestal sustentável.”
Nota: Este texto foi originalmente publicado na revista nº 10, de maio de 2023, no âmbito de reportagem sobre as boas práticas silvícolas da The Navigator Company na zona sul do país. Pode ler o artigo na íntegra aqui.
O artigo foi publicado originalmente em Produtores Florestais.