A The Navigator Company encerrou o ano de 2023 com um volume de negócios de € 1.953 milhões, o 2º melhor resultado da história da empresa, 11% superior ao volume médio dos últimos 5 anos (2018-2022), depois de ter registado em 2022 o máximo histórico de € 2.465 milhões.
Os resultados líquidos fixaram-se em € 275 milhões, 29% acima da média dos últimos 5 anos.
Contexto mundial penalizador compensado por controlo de custos e bom desempenho comercial de todas as áreas de negócio
A conjuntura macroeconómica mundial apresentava-se, no início de 2023, muito pouco promissora, com expectativa de taxas de crescimento modestas, ou mesmo negativas, para as principais economias desenvolvidas. Na vertente geopolítica, à guerra na Ucrânia e às tensões entre a China e Taiwan juntou-se no último trimestre do ano o conflito do Médio Oriente, que fomentou períodos de significativa aversão ao risco ao longo do ano.
Neste contexto, em 2023, a Navigator conseguiu alcançar uma redução significativa dos custos variáveis, com redução dos cash costs unitários em todos os segmentos e um controlo eficaz dos custos fixos. A gestão dos preços de papel a nível internacional, nomeadamente nos segmentos de maior valor acrescentado, ofereceu uma proteção adicional aos resultados, num contexto de forte escassez de volumes de venda de papel. Estes fatores aliados à estratégia comercial de aposta nas marcas próprias e na diversificação de produtos e mercados permitiram atingir um EBITDA de € 502 milhões, situando a margem EBITDA em 26%, que compara com uma margem média de 24,3% nos últimos 5 anos.
Ao longo do ano, registou-se uma evolução positiva nos cash costs, quando comparamos o 2º semestre de 2023 com o 2º semestre de 2022 (em que se registou o valor mais elevado dos últimos anos cash costs), verificando-se uma quebra acentuada de custos, entre 16% e 20%, em todos os segmentos de pasta e papel (impressão e escrita, tissue e embalagem).
A Navigator mantém o foco, não só na gestão de custos variáveis, potenciando a eficiência no consumo de diversas matérias-primas e subsidiárias via redução dos consumos específicos, nomeadamente na produção de pasta e de todos os tipos de papel, mas também mantendo o esforço de contenção de custos fixos.
O controlo de custos fixos totais resultou numa redução de 5% em 2023 face a 2022, não obstante a inclusão da unidade de tissue Ejea no 2º trimestre. O esforço de contenção de custos é bastante expressivo, com os custos de manutenção e funcionamento a aumentar em 2023 menos de 1%, muito abaixo da inflação registada no ano (4,3%) e dos aumentos salariais, com a empresa a aumentar a sua base salarial fixa em 5,3% em 2023.
Papel de impressão e escrita reforça quota de mercado com taxa de ocupação acima do sector e stocks 50% abaixo da concorrência
O ano de 2023 foi marcado sobretudo na 1ª metade do ano, por um processo lento de redução dos stocks acumulados em toda a cadeia de distribuição. Este desequilíbrio afetou significativamente a procura junto dos produtores em todos os segmentos de papel, à exceção do segmento de tissue. A melhoria do contexto de mercado sentido no 3º trimestre continuou a sentir-se no 4º trimestre. Apesar de inicialmente lento, o processo de destocking ao longo da cadeia de distribuição aparenta ter-se dissipado, o que levou a um consistente aumento do nível de entrada de encomendas feitas aos produtores europeus, reduzindo de forma expressiva o fator sazonalidade que a indústria normalmente enfrenta.
No 4º trimestre, o nível de entrada de encomendas de todos os mercados para a Navigator aumentou 18%, face ao trimestre anterior, tendo o nível de encomendas provenientes da Europa aumentado 25%.
A utilização da capacidade produtiva da indústria (produção/capacidade) registou um forte ajustamento em 2023, tendo também a Navigator moderado os ritmos de produção. A taxa de utilização média do ano acabou por ser de 78%, que compara com 71% de média da indústria europeia, impulsionada pelo aumento verificado no 4º trimestre, com a Navigator a 85% (vs 80% da indústria).
Num contexto global de forte queda de procura aparente (-11%), o papel de impressão e escrita não revestido – que reforçou a quota de mercado em 1,5 pp e registou stocks 50% abaixo da concorrência no final do ano -, continua, como habitualmente, a ser o mais resiliente, dada a versatilidade de usos, tendo registado um decréscimo de 6%, o que compara com os papéis couché que caíram 17%. Os papéis de impressão com fibra obtida por via mecânica registaram uma contração de 18%.
Packaging alarga base de clientes, reforça gamas de produtos e prossegue novos investimentos
No negócio de packaging, fizeram-se também sentir as condições adversas de um ano pautado por excesso de stocks em toda a cadeia de distribuição, que se refletiram no abrandamento e comportamento irregular da procura.
No entanto, o desenvolvimento do negócio de packaging continua a revelar sinais bastante promissores, traduzidos pela crescente base de clientes, pelo reconhecimento da qualidade dos nossos produtos à base de fibra de eucalipto globulus e, consequentemente, da marca gKraft™ da Navigator, que serve marcas de cliente de grande exposição, em setores tão distintos como a área da moda, retalho alimentar, e-commerce, indústria ou agricultura.
Esse reconhecimento é concretizado pela evolução da base de clientes, hoje superior a 230 clientes ativos, em 30 países, desde a entrada no negócio em 2020.
A Navigator prosseguiu com o desenvolvimento, ao longo de 2023, de novas linhas de produtos destinadas às indústrias alimentares e a uma vasta gama de produtos de consumo. Este processo, ainda em fase de testes e introdução no mercado, caracteriza-se por uma operação de grande envergadura no que toca à captação de novos clientes. Esta iniciativa é suportada pela realização de testes de mercado, num total de 220 testes realizados em 2023, junto de mais de 100 clientes, dos quais mais de dois terços representam novos clientes. Os avanços incluíram a criação de novas linhas de produtos, com ênfase nos produtos inovadores 100% Eucalipto, num total de 31 novas referências.
Como parte da diversificação do negócio Packaging, o projeto de produção integrada de peças de celulose moldada de eucalipto, destinadas a substituir embalagens de plástico de utilização única no mercado de food service e food packaging, continua a avançar como planeado, com previsão de entrada em produção no início do 2º semestre de 2024, sob a marca gKraft™ Bioshield.
A unidade terá capacidade de produção de cerca de 100 milhões de unidades por ano, sendo uma das maiores unidades integradas da Europa e a maior do Sul da Europa, entrando num mercado de elevado potencial e crescimento. A introdução será feita com 4 produtos para área alimentar, e com flexibilidade produtiva e escalabilidade para aproveitar as diversas oportunidades que se abrem na substituição de plásticos.
Vendas de Pasta com melhor ano de sempre na China, que sobe para 6º lugar no top de vendas da Navigator: o maior mercado mundial de pastas de eucalipto continua a registar forte crescimento da procura
O 1º semestre de 2023 foi marcado por uma forte redução de preços face aos máximos históricos, o índice de referência de pasta de fibra curta (hardwood) – PIX BHKP em dólares – atingiu o máximo histórico em 2022 (1.380 USD/t). No 2º semestre observámos uma recuperação dos preços na China e na Europa – preços na China atingiram mínimos em maio (475 USD/t) terminando o ano de 2023 nos 653 USD/t e na Europa o mínimo foi atingido em agosto (800 USD/t) tendo recuperando até dezembro, situando-se nos 1.008 USD/t.
Na segunda metade do ano, verificou-se uma inversão da evolução de procura de pasta, com a procura mundial da pasta de eucalipto a mostrar um desempenho melhor em relação à primeira metade do ano (onde o crescimento foi praticamente nulo). A China representa o grande impulsionador desta recuperação com a reposição de stocks após os preços terem atingido o seu mínimo em maio, apresentando um crescimento de procura de 24% da pasta de eucalipto.
Na China, a Navigator registou em 2023 um máximo histórico de vendas de pasta, o que posiciona este mercado – o maior e o que apresenta a mais elevada taxa de crescimento de consumo de pasta de eucalipto -, na 6ª posição entre as geografias mais relevantes.
Tissue com ambicioso plano de crescimento coloca Navigator como 2.º maior player ibérico
O negócio de tissue esteve em destaque ao longo do ano de 2023, com a aquisição de uma unidade fabril, em Ejea – Saragoça, efetiva desde o início do 2º trimestre. A integração desta nova fábrica enquadra-se no ambicioso plano de crescimento e diversificação da Navigator e reforça a sua posição estratégica no mercado de tissue, passando em apenas oito anos a ser o 2º maior player ibérico, totalizando uma capacidade anual de produção de 165 mil toneladas e uma capacidade anual de transformação de 180 mil toneladas.
O volume de vendas de Tissue (produto acabado e bobines) atingiu 142 mil toneladas em 2023, o que se traduz num aumento de volume de 40% face a 2022, tendo a evolução favorável de preços levado a um crescimento no valor de vendas de 49%. O desenvolvimento verificado beneficiou da integração da nova fábrica, denominada por Navigator Tissue Ejea, ocorrido no início do 2º trimestre que, para além de potenciar o crescimento de vendas, alargou também a base de clientes e gerou ganhos relevantes em sinergias de unificação.
Durante o ano de 2023, as vendas das marcas Navigator verificaram um incremento de 25% em comparação a 2022. Do mesmo modo, as vendas de produtos mais diferenciados e inovadores continuam a bater novos recordes em 2023, tendo conseguido uma progressão de 64% relativamente a 2022.
O foco na inovação e na diferenciação continua a permitir à Navigator obter reconhecimento junto dos consumidores, vencendo pelo 3º ano consecutivo o “Prémio 5 Estrelas” e consequentemente reforçar a sua presença junto dos clientes, nomeadamente com recurso à marca de fabricante que em 2023 representou 24% do volume total de vendas de produto acabado.
Navigator acelera descarbonização com investimento de € 106 milhões em projetos de cariz sustentável (ESG)
Em 2023, o montante total de investimentos ascendeu a € 187 milhões (vs. € 113 milhões em 2022), dos quais € 106 milhões referentes a investimentos classificados como sendo de cariz sustentável (ESG), e que representa 57% do investimento total. O montante de investimento inclui maioritariamente investimentos direcionados para a manutenção da capacidade produtiva, para a modernização dos equipamentos e melhoria de eficiência e para projetos estruturais e de segurança.
Entre os investimentos destacam-se os projetos da nova Caldeira de Recuperação em Setúbal, de elevada eficiência, da nova torre e prensas de lavagem em Aveiro, que se encontram em curso e contribuirão para acelerar o plano de descarbonização do Grupo, assim como o investimento no tratamento de águas residuais (ETAR em Setúbal), o Novo Parque de Madeiras na Figueira da Foz e o tratamento de cinzas da Caldeira de Recuperação em Aveiro.
Nos próximos dois anos, a Navigator continuará o forte nível de investimento, nomeadamente no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com destaque para a Agenda From Fossil to Forest – “Produtos de Embalagem Sustentáveis para Substituição do Plástico Fóssil”, que inclui entre outros: i) projetos para o desenvolvimento de Pasta química de alto rendimento e papéis castanhos; ii) projetos de desenvolvimento de celulose moldada para embalagens rígidas; iii) projetos de desenvolvimento de papéis com maior resistência mecânica, e iv) papéis com propriedades barreira.
No âmbito do PRR, a Navigator participa ainda noutras agendas como parceiro, nomeadamente, no desenvolvimento de novos materiais genéticos para uma floresta mais produtiva e resiliente, na circularidade de resíduos industriais, na robotização de operações de intra logística, na transformação digital das cadeias de valor florestais e na transformação digital e ecológica de redes logísticas e de transportes.
Um propósito claro: as Pessoas e o Planeta!
A Navigator atua movida por um Propósito corporativo que envolve a partilha de valor com a sociedade e o compromisso de, através dos seus negócios, gerar um impacto positivo nas Pessoas e no Planeta.
A Navigator mantém-se assim atenta ao contexto global, no sentido de fortalecer a sua estratégia e ser capaz de navegar e operar, com sucesso e de forma sustentável, pela incerteza futura, promovendo parcerias com diversos grupos de stakeholders, procurando cooperar com organizações que partilham os seus valores, criando um impacto positivo na Sociedade, no Clima e na Natureza.
De entre as iniciativas e projetos desenvolvidos no ano, destaca-se o Clube Produtores Florestais Navigator, instrumento pioneiro e único para reforçar a relação com os seus parceiros e assegurar um importante contributo para o aumento significativo da produtividade e da produção nacional de madeira através da extensão de práticas de gestão sustentáveis e ativas na floresta portuguesa.
Sob o lema “A União faz a floresta”, o Clube Produtores Florestais Navigator pretende apoiar os nossos parceiros do setor florestal, de uma forma colaborativa, na implementação de uma gestão ativa e responsável da floresta.
Aumentar a área nacional em que são aplicadas as melhores práticas silvícolas e respeitados todos os requisitos da certificação é criar benefícios que vão muito além do fortalecimento da fileira do eucalipto. É contribuir para a redução do risco de incêndios, para a diminuição das emissões de CO2, para o aumento da biodiversidade, com mais áreas de conservação, e para a dinamização da economia no interior do país.
Na vertente social, de entre as iniciativas destacamos a adesão ao United Nations Global Compact e a participação no Business & Human Rights Accelerator Program, reafirmando o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, responsabilidade empresarial e defesa dos direitos humanos e laborais.
A empresa tem-se comprometido com o dever de diligência em matéria de ambiente e direitos humanos através dos seus sistemas de gestão de risco, critérios rigorosos para fornecimento de matérias-primas e a sua Política de Direitos Humanos.
A adesão aos 10 princípios da UN Global Compact reflete o esforço da empresa na promoção de uma conduta empresarial responsável. A participação no Business & Human Rights Accelerator Program representa uma oportunidade para reforçar os esforços na identificação, prevenção e eliminação de impactos negativos na cadeia de valor, favorecendo também a comunicação do progresso alcançado e a colaboração com atores internacionais.
A Navigator tem também, ao longo dos últimos anos, impulsionado a maior heterogeneidade das suas equipas, por acreditar que tal se reflete numa maior diversidade de opiniões, formas de pensar e de interagir conseguindo exponenciar o seu potencial inovador. Os dois indicadores que melhor refletem esta realidade são um maior equilíbrio de género e o aumento de colaboradores provenientes de diferentes nacionalidades:
- aumento em 30% do número de mulheres em funções de quadros médios e superiores nos últimos 5 anos até à data;
- aumento em 110% do número de mulheres em funções de Top Management (Direção) nos últimos 5 anos até à data;
- 30 diferentes nacionalidades na empresa, e 24 em Portugal.
Por outro lado, nos últimos 5 anos verificamos um processo acentuado de rejuvenescimento com a diminuição da idade média e da antiguidade média, acelerando a coexistência de diferentes gerações e tornando imperativa uma gestão da mudança mais atenta que temos monitorizado através das diferentes iniciativas do projeto Crescer.
Fonte: The Navigator Company