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Navigator acelera com Tissue a crescer 27% e Packaging em expansão

Vendas acima de €1.000 milhões e margem superior a 21% no 1.º semestre

por Agroportal
24-07-2025 | 18:17
em Últimas, Comunicados, Notícias florestas
Tempo De Leitura: 8 mins
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A The Navigator Company alcançou no 1.º semestre de 2025 uma margem EBITDA de 21,2%, num contexto macroeconómico particularmente exigente, marcado pela elevada volatilidade geopolítica, com o escalar dos conflitos no Médio Oriente e na Ucrânia, pela persistente ameaça de aumento das tarifas aduaneiras por parte da administração norte-americana, que tem contribuído para uma redução de consumo em vários mercados. O volume de negócios ascendeu a € 1.019 milhões, os resultados líquidos fixaram-se nos € 85 milhões e o EBITDA atingiu os € 216 milhões, evidenciando a capacidade da Empresa para manter níveis de rentabilidade robustos, mesmo em situações de mercado muito adversas.

Este resultado reflete a eficácia das medidas de gestão implementadas, da disciplina de custos e da robustez do portefólio da Empresa. A diversificação do negócio, a inovação em bioprodutos e as iniciativas comerciais para crescimento permanecem como pilares estratégicos, com especial destaque para Tissue e Packaging. Estes segmentos continuam a revelar elevado potencial de crescimento, representando já perto de 30% do volume de negócios.

Encomendas de UWF aumentam 10%

O volume de entrada de encomendas de papel de impressão e escrita (UWF) aumentou 10% na Navigator, em contraste com uma queda de 2% na indústria. Este desempenho positivo verificou-se também relativamente aos mercados da Navigator na Europa, onde a empresa registou um crescimento de 4%, face a uma quebra média da indústria de 4%. A evolução permitiu também à Navigator reforçar a sua quota de encomendas, colocadas à indústria europeia, face ao período homólogo em 3 pontos percentuais à escala global para 27% e em 2 pontos percentuais no mercado europeu, atingindo 20%.

No mesmo sentido de evolução, a procura global por pasta de fibra curta registou um crescimento homólogo (até maio) de 5%, refletindo uma dinâmica positiva no mercado. Este desempenho foi impulsionado principalmente pela China, com um aumento expressivo de 11%, e, em menor escala, pelo Resto do Mundo (+3%). A China deverá continuar a desempenhar um papel central na dinâmica global do mercado de pasta.

A recuperação dos preços da pasta que se registou no 1.º trimestre, impulsionada por alguma restrição na oferta e pelo aumento da atividade, foi interrompida a partir de abril, criando pressão sobre os preços internacionais de papel, com destaque para o UWF. Neste cenário, o preço do papel da Navigator também regrediu face ao 1.º trimestre, sobretudo devido à desvalorização do dólar, divisa em que a Empresa transaciona em mais de 100 países. Já na Europa, o preço médio da Navigator manteve-se estável, graças à preservação de maiores price premiums nas marcas próprias. A sólida capacidade de adaptação da Empresa foi novamente testada com sucesso, mantendo a sua posição competitiva única na Europa.A resiliência operacional da Navigator também se destacou positivamente num semestre marcado pelos elevados preços de energia elétrica e gás natural. Face ao período homólogo, o preço spot de energia elétrica para o mercado ibérico OMIE registou um aumento de aproximadamente 63% e o TTFMA, índice que serve de referência ao mercado europeu de gás natural, teve um aumento superior a 40%.

Apesar de não beneficiar dos significativos apoios governamentais concedidos a concorrentes europeus, a Navigator enfrentou a volatilidade dos preços da energia e do gás natural, mantendo o compromisso com a competitividade das suas exportações e com a preservação do emprego.

Tissue cresce e ganha escala internacional com reforço da base de clientes

No 1.º semestre o volume de vendas de Tissue da Navigator (produto acabado e bobines) atingiu 119 mil toneladas, um aumento de 27% face ao período homólogo. O valor das vendas cresceu 35% face ao mesmo período de 2024.

Para este crescimento contribuiu a integração do negócio da Navigator Tissue UK, adquirido em maio de 2024, que potenciou o crescimento de vendas e alargou a base de clientes.

As vendas internacionais no negócio Tissue representaram, este semestre, um peso de 81% do volume de vendas (vs. 54% em 2022, antes da integração da Tissue Ejea e Tissue UK), sendo os mercados mais representativos o inglês, com 36% do total de vendas, o espanhol, com 29% do total de vendas, e o francês, com peso de 14% das vendas.

O produto acabado representou 98% e as bobinas 2% das vendas totais. No que diz respeito à estratificação por segmento de clientes, o At Home ou Consumer (retalho) tem registado um peso crescente, representando atualmente cerca de 83% das vendas, sendo que o segmento Away from Home (grossistas – canal Horeca e escritórios) representam os restantes 17%.

As marcas de fábrica registaram, no primeiro semestre de 2025, um crescimento de 20% face ao período homólogo, alicerçadas numa base diversificada de clientes e produtos inovadores.

Packaging: Navigator entra no top 4 europeu de produtores de embalagem flexível

O segmento de Packaging apresentou uma boa dinâmica e crescimento de vendas, com um aumento de 8% de volume de negócios (dos quais +5% em volume vendido). Esta evolução deve-se, essencialmente, ao desenvolvimento de novas gamas de produto na área da embalagem flexível, o que permitiu uma diversificação do negócio e o crescimento da base de clientes e mercados. A maior penetração em segmentos de baixas gramagens também confirmou a forte apetência da fibra de eucalipto globulus para estes segmentos e proporcionou um crescimento de 9% em área de papel vendido.

A aposta em flexible packaging refletiu-se na decisão de investimento para a reconversão da máquina de papel PM3, em Setúbal, com o objetivo de direcionar a sua produção para papéis de embalagem flexível de baixas gramagens. Com este investimento, a Navigator vai tornar-se no 4.º maior produtor europeu de papéis de embalagem flexível de baixas gramagens. A Empresa passa de uma máquina que na produção de papéis de impressão e escrita estava posicionada no 3.º quartil de competitividade, para uma máquina que na produção de embalagem flexível está nos primeiros lugares do 1.º quartil de competitividade deste mercado.

Este investimento permitirá à Navigator responder de forma ágil e eficiente às crescentes exigências do mercado de embalagem flexível, com taxas de crescimento estimadas entre 2,5% e 3% até 2035. O mercado tem demonstrado uma forte aceitação das soluções diferenciadoras da Navigator, como comprovado pelo crescimento da gama gKRAFT™ e pelo bom desempenho das baixas gramagens para aplicações de embalagem flexível, alternativas às de plástico de origem fóssil.

Investimentos de € 94 milhões no 1.º semestre, com 60% alocados à sustentabilidade e descarbonização

No 1.º semestre de 2025 o volume de investimentos ascendeu a € 94 milhões (vs. € 93 milhões no período homólogo), dos quais cerca de € 56 milhões dizem respeito a investimentos em matérias ambientais ou de cariz sustentável criadoras de valor.

O montante de investimento alocado à sustentabilidade representa, assim, 60% e inclui maioritariamente projetos direcionados a descarbonização, manutenção da capacidade produtiva, modernização e melhoria de eficiência de equipamentos e projetos de segurança.

Entre os investimentos destacam-se a nova Caldeira de Recuperação em Setúbal — equipamento de elevada eficiência no desempenho operacional e ambiental, nomeadamente pela redução de gases odorosos, , que já entrou em funcionamento e que assinala um novo marco no processo de descarbonização industrial; a nova unidade de cogeração da unidade Tissue em Aveiro; a linha de deslenhificação por oxigénio em Setúbal; a conversão do Forno de Cal de Setúbal para a queima de biomassa; a conversão dos processos de queima para hidrogénio em Aveiro; e o novo forno de cal a biomassa na Figueira da Foz.

Posição financeira sólida

A Navigator mantém uma posição financeira sólida, com um rácio de dívida líquida/EBITDA de 1,46x no final do primeiro semestre de 2025, um dos mais baixos do setor.

A geração de cash flow livre no semestre foi de cerca de € 42 milhões (vs. cerca de – € 25 milhões no período homólogo).

Esta robustez financeira permite à Navigator continuar a investir no crescimento e na inovação, mantendo uma política de remuneração atrativa para os acionistas. A Empresa mantém o foco na excelência operacional, com uma gestão rigorosa dos custos fixos — impactados pela integração da Tissue UK — e variáveis, enquanto aposta no aumento da produtividade e na eficiência energética.

Resposta aos desafios e perspetivas para o futuro

Apesar de um primeiro semestre de 2025 marcado por um contexto macroeconómico e geopolítico desafiante — com o avanço do protecionismo, tensões comerciais agravadas entre blocos económicos, instabilidade no Médio Oriente e no Leste da Europa, volatilidade nos mercados de matérias-primas e energia — a Navigator demonstrou uma notável capacidade de adaptação.

Em 2025 já foram implementadas medidas robustas para mitigar os impactos adversos e capitalizar oportunidades emergentes, mantendo o foco na eficiência e na competitividade. Entre as principais ações, destacam-se a otimização de consumos de matérias-primas, a redução de custos variáveis de produção e de custos fixos, através de programas de aumento de eficiência interna e de renegociação com fornecedores, nomeadamente reduzindo de forma muito expressiva a importação de madeira. Paralelamente, está a ser realizada uma revisão criteriosa dos investimentos, no montante de cerca de € 40 milhões, através da recalendarização dos projetos com menor retorno potencial, priorizando os projetos ao abrigo do PRR.

Dada a forte incerteza sobre a evolução das tarifas nos EUA, a empresa decidiu, no início de abril, reforçar preventivamente os stocks neste mercado, deduzindo cerca de € 10 milhões ao potencial de vendas no trimestre. A forte dependência de importações, que se agravará com a entrada em funcionamento de tarifas aduaneiras, irá provavelmente potenciar preços elevados e com tendência para subir, mesmo em situações de quebra de consumo, prevendo-se níveis ainda mais elevados para 2026.

Não obstante a complexidade do momento atual, o mercado UWF revela também novas oportunidades em diferentes geografias. Os anúncios de aplicação de taxas pelo México sobre volumes asiáticos e pela Colômbia sobre volumes provenientes do Brasil continuam a proteger e a impulsionar as vendas da Navigator nestes mercados, reforçando a sua competitividade e presença regional.

Nesta conjuntura exigente, a Empresa destacou-se pela sua resiliência e visão estratégica, sustentadas por uma sólida posição financeira, uma flexibilidade operacional e uma eficaz diversificação do negócio. Esta capacidade de resposta reforça a confiança na estratégia da Navigator para continuar a crescer de forma sustentável, mesmo num ambiente global em constante transformação.

Fonte: The Navigator Company

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