Empresa aumenta investimento em 29% para 241 milhões de euros (50% em iniciativas ESG) e atinge melhor desempenho de sempre em segurança no trabalho
A The Navigator Company encerrou 2024 com um desempenho sólido, registando um crescimento de 7% no volume de negócios, que ascendeu a 2.088 milhões de euros. Também o EBITDA, com 547 milhões de euros (+9% face a 2023), e o resultado líquido, com 287 milhões de euros (+4%), atingiram o segundo maior valor de sempre. Este posicionamento foi alcançado nos três indicadores, mesmo sem incluir o impacto das duas recentes aquisições na área de Tissue, em Espanha e no Reino Unido.
Estes resultados foram alcançados num ano marcado por um contexto macroeconómico e geopolítico adverso e muito desafiante, com grande volatilidade nos mercados internacionais (financeiros, energéticos, logísticos e de matérias-primas).
O crescimento alinha-se com a visão estratégica da Empresa, que continua a antecipar o futuro com fortes investimentos em todas as áreas. Em 2015, entrou no segmento de Tissue, a segunda maior área de negócio com foco na inovação tecnológica e na internacionalização. No Packaging tem recebido boa resposta do mercado às propostas diferenciadoras de soluções sustentáveis a partir da fibra de eucalipto globulus. Em 2024, iniciou a produção e comercialização de embalagens de celulose moldada, uma nova via de crescimento enquadrada no caminho de negócio responsável.
No RAIZ, laboratório de I&D detido maioritariamente pela Navigator, continuam a ser desenvolvidos novos bioprodutos de base florestal e biomateriais, aprofundando oportunidades de negócio no domínio da bioeconomia.
Colaboradores recebem 19 milhões de euros, 3 milhões antecipadamente
Como consequência destes resultados, e com o objetivo de premiar os seus colaboradores, a The Navigator Company atribuiu um prémio no valor de 19 milhões de euros, dos quais 3 milhões de euros foram pagos antecipadamente no final do ano passado.
A performance alcançada pela Empresa tem também um impacto nos salários, na medida em que os colaboradores, além do aumento geral, irão beneficiar de uma percentagem do resultado exclusivamente para progressões e promoções de carreira, o que se traduzirá num aumento médio final de cerca de 5,8%.
O desempenho referido foi conseguido num ano em que a pasta de celulose, matéria-prima base de todos os produtos da Navigator, registou um comportamento de mercado muito volátil. O 1.º semestre foi marcado por uma rápida subida dos indicadores de preços da pasta na Europa e na China. No entanto, a partir do 3.º trimestre, e até quase ao final do ano, registou-se uma correção expressiva na China, onde os preços estabilizaram em baixa. Na Europa a correção começou um pouco mais tarde, mas foi mais expressiva no 4.º trimestre. Esta quebra confirmou o ciclo de descida de preços em 2024 como um dos mais intensos e rápidos das últimas décadas.
Neste contexto, os resultados da Navigator assentaram na eficiência da gestão do mix de negócios, numa estratégia comercial sólida, no controlo rigoroso de custos e na aposta contínua na inovação e sustentabilidade. Esta gestão eficiente permitiu reduzir os cash costs entre 2% e 10% face a 2023, em todos os segmentos de pasta e papel, incluindo impressão e escrita (UWF), Tissue e Packaging.
Navigator aumenta investimento, distribui o mesmo montante de dividendos e mantém dívida em níveis conservadores
A Navigator aumentou novamente o seu investimento em 2024, desta vez em 29%, para um total de 241 milhões de euros. Destes, cerca de 120 milhões de euros – o que representa 50% do total – correspondem a investimentos classificados como ESG com retorno económico.
Apesar do esforço de tesouraria exigido pela aquisição da operação de Tissue no Reino Unido –153 milhões de euros relativos ao pagamento das ações e ainda a consolidação de dívida adicional –; pelo aumento do investimento para 241 milhões de euros e pelo pagamento de 150 milhões de euros em dividendos, o rácio Dívida Líquida/EBITDA fixou-se em 1,13x, com o custo médio da dívida a situar-se abaixo de 2,4%. Isto num enquadramento de renovação da dívida, totalizando 330 milhões de euros, com alargamento de prazos e em contexto de taxas de juro em alta à época. De notar que cerca de 90% da dívida total foi emitida a taxa fixa.
Papel de impressão e escrita não revestido cresce na Europa e Navigator reforça posição com marcas premium
Na Europa, a procura aparente de papel de impressão e escrita não revestido registou um crescimento de 8% face a 2023. Nos Estados Unidos a procura manteve-se praticamente estável (-0,2%), enquanto a China registou um crescimento de 2% (janeiro a novembro).
De realçar que o UWF se tem mantido ao longo dos anos como o segmento mais resiliente, graças à sua versatilidade de usos. Ao contrário das outras grades, onde a procura tem decrescido com expressão desde 2020, o papel de impressão e escrita tem estado praticamente estagnado (decrescendo 0,58% ao ano, em comparação com quebras de 4,1% nos papéis revestidos (CWF) e de 6,9% nos papéis com fibra obtida por via mecânica).
Na Navigator, as vendas de papel de impressão e de embalagem aumentaram 8% face a 2023, enquanto o volume de venda em euros apresentou um crescimento de 3%.
As marcas de fábrica representaram cerca de 80% das vendas anuais, acima da média de cerca de 70%, registada entre 2018 e 2024. Por sua vez, a quota de produtos premium manteve-se elevada, fixando-se em cerca de 60%. Estes dois indicadores correspondem igualmente à segunda melhor marca registada na história da empresa.
Negócio de Tissue aumenta 55% em volume e valor
O negócio de Tissue da Navigator registou um crescimento significativo em 2024 com a aquisição da operação de 5 fábricas no Reino Unido no segundo trimestre, consolidando a estratégia de expansão neste segmento. Esta aquisição seguiu-se à integração da operação espanhola de Tissue concretizada em 2023, o que reforçou a presença da empresa no mercado europeu.
O volume de vendas de Tissue (produto acabado e bobines) aumentou 55%, em volume e valor, face a 2023. Esta evolução beneficiou das capacidades de produção em Espanha e no Reino Unido, alargando a base de clientes e gerando ganhos relevantes em sinergias de integração.
A procura de papel Tissue apresentou uma boa dinâmica ao longo do ano, estimando-se um crescimento de 5,4% na Europa Ocidental. Este forte crescimento resulta essencialmente da recuperação do consumo do segmento Away-from-Home e do aumento do poder de compra das famílias.
As vendas internacionais no negócio Tissue continuam a crescer, atingindo 79% do total de volume deste segmento, com os mercados inglês e o espanhol a representarem já perto de dois terços do total de vendas, 31% cada um, e o francês, representando 15% das vendas.
Packaging duplica vendas e reforça diversificação estratégica
No negócio de Packaging, o ano de 2024 confirmou as expectativas de regresso à normalidade, com uma evolução mais regular e níveis de procura mais elevados. As entregas europeias de papéis kraft MF – Machine Finished (branco e castanho) reportadas pela CEPI (janeiro-dezembro) cresceram +23,1% face ao mesmo período de 2023.
O desempenho do segmento de Packaging da Navigator foi consistente ao longo do ano, apresentando um aumento progressivo das vendas. O volume de vendas do segmento duplicou face a 2023. Atualmente, 70% das vendas são efetuadas na Europa, sobretudo para Itália, Ibéria, França e Alemanha. Os restantes 30% destinam-se a mercados externos, com destaque para a América Latina, Turquia e Norte África como maiores mercados.
Em final de 2024 arrancou também a primeira de 4 linhas para a produção na nova unidade industrial de peças de celulose moldada em Aveiro.
A produção iniciou-se com 7 produtos para a área alimentar: prato de 22 cm, prato de sobremesa de 17 cm, bowl de 500 ml, embalagem take-away de 1 litro, tabuleiro laminado para proteína crua (carne bovina, suína e aves), cesto para fruta e copo de café expresso.
Estes 7 produtos oferecem flexibilidade produtiva e escalabilidade, permitindo captar as diversas oportunidades que surgem com a substituição de plásticos e alumínio de uso único. Em paralelo, têm vindo a ser desenvolvidos novos produtos, em parceria com clientes nacionais e internacionais, e prosseguem os trabalhos de investigação e desenvolvimento de novas soluções de propriedade barreira sustentáveis, bem como o ensaio de soluções comerciais.
No final de janeiro arrancaram as 3 restantes linhas de produção, estando em comissionamento ao longo deste primeiro trimestre.
From Forest to Future: rumo a um futuro sustentável
O ano de 2024 foi repleto de iniciativas e conquistas que refletem o compromisso da Empresa com o crescimento sustentável e a diversificação. A Navigator conta hoje com uma equipa mais robusta e diversa, composta por cerca de 4.000 colaboradores de 40 nacionalidades, 10 fábricas distribuídas por três países – Portugal, Espanha e Reino Unido – e um projeto florestal em Moçambique.
A Navigator está fortemente empenhada em novas vias de crescimento através da diversificação, com as quais pretende contribuir para uma sociedade mais descarbonizada, valorizando o papel crucial das florestas plantadas e bem geridas na transição de um modelo fóssil, linear e insustentável, para um modelo de bioeconomia circular, neutro em carbono e favorável à natureza.
Com o RAIZ, o laboratório de I&D detido maioritariamente pela Navigator, e partindo da mesma matéria-prima ímpar, a empresa prossegue a investigação, desenvolvimento e industrialização de soluções sustentáveis de embalagem. A equipa do instituto de investigação continua a desenvolver novos bioprodutos e biomateriais, aprofundando oportunidades de negócio no domínio da bioeconomia, em particular nos óleos essenciais de eucalipto, nos biocompósitos, nos biocombustíveis e combustíveis sintéticos.
Navigator alia investimento ESG a retorno económico relevante no curto e médio/longo
Os últimos anos têm sido especialmente relevantes no desenvolvimento do Roteiro de Descarbonização, fruto de um plano de investimentos que permitiu já antecipar em três anos as metas intermédias de emissões diretas CELE. A Empresa irá alcançar, já em 2026, os objetivos inicialmente previstos para 2029. Nesse ano, as emissões serão cerca de 55% inferiores às de 2018, o ano de referência do Roteiro.
A atual volatilidade do mercado de energia, associada ao preço das licenças de CO₂, hoje acima de 80 €/t, e à redução contínua da atribuição gratuita dessas licenças no sistema CELE, torna os investimentos em descarbonização essenciais para a sustentabilidade do negócio, combinando a transição para a neutralidade carbónica com a melhoria da eficiência operacional e ganhos económicos significativos no curto, médio e longo prazo.
No que diz respeito à saúde e segurança, a empresa continua a investir de forma intensa na formação e desenvolvimento de competências, a adoção das melhores práticas e a melhoria contínua dos nossos sistemas de gestão. O investimento sustentado – que, nos últimos cinco anos, totalizou cerca de 27 milhões de euros – tem gerado resultados concretos, tornando os locais de trabalho ainda mais seguros e promovendo comportamentos ainda mais responsáveis. Em 2024, a Navigator atingiu o nível mais baixo de acidentes com baixa de sempre, que reduziu 40% desde 2020.
A Navigator está igualmente empenhada em investir estrategicamente em tecnologia digital e cibersegurança para garantir a resiliência, a eficiência e a inovação das suas operações, evoluindo para enfrentar os desafios futuros dos seus negócios, com vantagens competitivas e promoção do desenvolvimento sustentável.
Nos últimos dois anos, a empresa desenvolveu mais de 30 projetos de cariz digital, com recurso a Inteligência Artificial, Machine Learning e Visão Artificial, em diferentes áreas e segmentos de negócio, com retorno na redução dos custos de produção, na otimização processual, na satisfação do cliente e na produtividade das equipas. Destacam-se os investimentos: Otimização da gestão logística; no segmento da pasta, o Advanced Process Control (APC) que visa melhorar a qualidade e estabilidade do processo, e otimizar o consumo de químicos; no segmento UWF, o projeto de controlo de gramagem e a variabilidade da brancura, resultando em menores consumos; e no segmento Tissue, o projeto de otimização da gramagem do papel, reduzindo a variabilidade e o consumo de fibra.
Estão também em desenvolvimento projetos na área florestal, nomeadamente para facilitar o acesso à matéria-prima. Mantendo o foco nas nossas pessoas, a Navigator está igualmente a desenvolver um conjunto de ferramentas que utilizam a Inteligência Artificial, de modo a automatizar tarefas, mitigar riscos e aumentar a produtividade e a motivação dos trabalhadores.
Navigator lança Programa Habitar para apoiar colaboradores na compra ou arrendamento de casa
A The Navigator Company acaba de lançar o Habitar, um programa inovador que atribui um apoio financeiro até 925 euros para os encargos com a aquisição ou arrendamento de habitação própria e permanente. Com esta ação, a empresa reforça a sua política de proximidade e apoio em momentos decisivos da vida dos seus colaboradores, promovendo a estabilidade e o bem-estar das suas equipas.
Esta iniciativa contempla duas modalidades: HABITAR Arrendamento, que subsidia parte dos custos com o arrendamento de habitação permanente, e HABITAR Aquisição, que comparticipa nos encargos para a compra de habitação própria e permanente, desde que localizada no concelho do complexo industrial da Navigator onde o colaborador presta serviço ou nos concelhos limítrofes.
Fonte: The Navigator Company