Natinga Project: empresa treina cães para identificar contaminantes no vinho

Natinga Project: empresa treina cães para identificar contaminantes no vinho

A empresa TN Coopers está a treinar cães para serem capazes de identificar contaminantes e pragas nos seus vinhos. O projeto Natinga Project está a fazer eco na imprensa internacional e pretende colocar “o melhor amigo do homem” a trabalhar em conjunto com os enólogos para detetar o TCA e o TBA nos vinhos.

Em declarações à Bloomberg, Michael Peters, enólogo da TN Coopers na Califórnia, nos Estados Unidos da América, explica que os cães “são mais precisos e eficazes que a tecnologia moderna”. De acordo com a empresa, o olfato de um cão é entre 10 mil e 100 mil vezes mais preciso do que o de um humano graças aos cerca de 300 milhões de recetores olfativos.

Na indústria do vinho, o TCA é a principal causa do “gosto a rolha”, causando prejuízos de milhares de euros todos os anos. A empresa conta, neste momento, com dois cães da raça Labrador treinados para identificar estes contaminantes nos seus vinhos, mas espera em breve conseguir alargar este projeto a outras explorações da empresa, nomeadamente no Chile. Saiba mais sobre o projeto aqui.

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Comente este artigo
Anterior Construção da Barragem do Pisão avança com investimento de 168 M€
Próximo A cultura do espargo em agricultura biológica – um investimento a considerar

Artigos relacionados

Últimas

Closer: A forma ideal de controlar insetos sugadores

A Lusosem lançou este ano no mercado nacional uma nova solução inseticida para controlo de afídeos, cochonilhas e mosca branca. O Closer é […]

Últimas

Município de Torres Vedras promove a realização de ações de fogo controlado

O Município de Torres Vedras voltou a promover a realização de ações de fogo controlado. As mesmas aconteceram no passado mês de maio (nos dias […]

Últimas

VILMORIN oferece gama única e de alta qualidade

Com novas variedades de alto rendimento e tecnologia de semente para o sucesso dos profissionais do setor hortícola.
A Vilmorin faz parte do Grupo Internacional Limagrain, […]