Depois de ver o programa de governo legitimado no Parlamento, o líder do PS garante este sábado ao partido que irá combater a inflação gerada pela guerra na Ucrânia e manter as promessas eleitorais, os aumentos de salários e pensões já previstos.
A Comissão Política do PS reúne este sábado para eleger os novos dirigentes do partido, mas o secretário-geral socialista aproveitou para reafirmar tudo o que já tinha dito no debate do programa de governo na Assembleia da República. António Costa prometeu que irá cumprir as promessas feitas aos portugueses, e que lhe valeram uma maioria absoluta, apesar das novas dificuldades geradas pela guerra na Ucrânia.
Num recado aos antigos parceiros da geringonça, que têm reclamado pelo aumento de rendimentos das famílias […]
Eletricidade
Costa garantiu que o executivo apresentou a semana passada em Bruxelas uma proposta ibérica que limita o contágio dos preços da eletricidade pelo preço do gás. Esta proposta pode resultar, em Portugal, numa poupança para famílias e empresas na ordem dos 690 milhões de euros por mês, suportados diretamente pelo setor elétrico. Será em parte suportado o aumento dos custos com gás das empresas intensivas em energia, reduzido o custo das empresas eletrointensivas e flexibilizados os pagamentos fiscais e das contribuições para a segurança social dos setores mais vulneráveis: agricultura, pescas, transportes, setor social e indústrias especialmente afetadas, como os têxteis, a fabricação de pasta de papel, a indústria cerâmica e do vidro, a siderurgia, a produção de cimento e a indústria química. Está também prevista a criação do gás profissional para abastecimento do transporte de mercadorias e o alargamento ao setor social do desconto de 30 cêntimos por litro nos combustíveis.
Agricultura e pescas
Prevista a isenção temporária do IVA dos fertilizantes e das rações; até ao final do ano a redução do ISP sobre o gasóleo colorido e marcado agrícola; e disponibilização de 18,2 milhões de euros para mitigar os custos acrescidos com a alimentação animal e fertilizantes. Reforço ainda de 46 milhões de euros das verbas de apoio à instalação de painéis fotovoltaicos em 2022 e 2023 para a agroindústria, a exploração agrícola e os aproveitamentos hidroagrícolas. […]