Teve lugar no Pavilhão Multiusos de Valpaços as jornadas técnicas dedicadas ao tema “A rega na agricultura”. Evento organizado pela Câmara de Valpaços, com o apoio da Refcast – Associação Portuguesa da Castanha.
O presidente do município, Amílcar Almeida, deu início à sessão, reforçando o apoio e o empenho da autarquia para uma maior rentabilidade no setor agrícola. O edil falou sobre as dificuldades dos agricultores e apontou soluções planeadas a longo prazo, de forma a garantir a sustentabilidade do setor.
José Gomes Laranjo, docente da Escola de Ciências da Vida e Ambiente da UTAD, investigador do CITAB (Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas) e coordenador da EuroCastanea – Rede Europeia da Castanha – moderou os trabalhos.
A diretora regional de Agricultura e Pescas do Norte, Carla Alves, elogiou a iniciativa e o esforço da autarquia em prol da agricultura, salientando também os desafios que se avizinham.
As jornadas técnicas abordaram questões ligadas à rega nas fileiras da amendoeira, do castanheiro, da oliveira e da videira. Também se falou de sistemas de rega e do impacto regional dos regadios, nomeadamente no clima, revela a autarquia.
As Jornadas Técnicas “A Rega na Agricultura” contaram com a participação de centenas de pessoas e uma visita técnica à localidade de Cabanas, freguesia de Carrazedo de Montenegro e Curros.
Fonte: Diário Actual
Discussão sobre este post